Planejamento

Prefeitura de Lajeado apresenta estudo de requalificação da rua Júlio de Castilhos

22/03/2023

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), promoveu uma reunião com representantes do Fórum das Entidades para a apresentação do estudo de requalificação da Rua Júlio de Castilhos. O encontro ocorreu na manhã desta quarta-feira, 22/03, no Salão de Eventos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado.

Dando continuidade ao plano de revitalização da área central de Lajeado, a Seplan apresentou o relatório da pesquisa de opinião pública sobre a rua Júlio de Castilhos e o projeto de requalificação da via. Entre as propostas para a Júlio de Castilhos estão a implantação de parklets, arborização e vegetação, acessibilidade, novo desenho da calçada de passeio, implantação de iluminação veicular e de pedestres e novo mobiliário urbano.

– Estamos apresentando este estudo ao Fórum das Entidades para debater sobre as melhorias propostas e também para que os comerciantes e empresários que têm estabelecimentos na Júlio de Castilhos possam expor sua opinião sobre o projeto – afirma o titular da Seplan, Giancarlo Bervian.

O prefeito, Marcelo Caumo, ressalta a transformação urbana proposta no estudo e a qualificação do espaço público.

- Este estudo apresenta toda a repaginação urbana, tornando a via mais confortável de se transitar, mais acessível e com uma melhor mobilidade urbana. Vale salientar que nenhuma vaga de estacionamento será excluída, pelo contrário, o estudo prevê a ampliação, passando de 104 vagas existentes para 110 vagas ao total – destaca o prefeito.

Uma nova reunião está marcada para o próximo mês para analisar a opinião do Fórum das Entidades sobre o projeto. A proposta de revitalização foi elaborada pelo escritório Plural Planejamento Territorial, de Lajeado.

Confira a apresentação do projeto clicando aqui.

Clique aqui para ver o vídeo do projeto.

Planejamento