Prefeitura de Lajeado inaugura a Pracinha da Orla no Parque Ney Santos Arruda

23/12/2022

Créditos: Laura Mallmann

Criar um espaço para brincar que desperte a imaginação, estimule a capacidade cognitiva e a inclusão. Pensando nisso, a Prefeitura de Lajeado, por meio do setor de projetos da Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan), desenvolveu critérios para a elaboração de um playground com atrativos diversificados e inovadores no Parque Ney Santos Arruda, que fica às margens do Rio Taquari. A pracinha foi inaugurada nesta sexta-feira, 23/12.

- É com muita alegria que entregamos esse playground inovador para a comunidade. Essa é mais uma obra que ressalta a importância do rio Taquari na história do município. A pracinha é equipada para estimular os sentidos e desenvolver ainda mais as nossas crianças. Escolhemos esta data para entregar este presente de Natal da cidade para a cidade – destaca o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo.

Além de oferecer diversão e lazer para as crianças e suas famílias, a ideia do projeto é relacionar a pracinha com o Rio Taquari e mostrar às crianças os pontos turísticos de Lajeado de forma lúdica e interativa. A pracinha tem locais inclusivos, com espaços para crianças cadeirantes, e brinquedos feitos com madeira de reflorestamento. Cada brinquedo possui orientações com faixa etária adequada para utilização, além da indicação de número máximo de usuários e da carga máxima do equipamento (confira a relação de brinquedos abaixo).

– Os brinquedos são feitos de madeira tratada e de reflorestamento, as cordas têm alma de aço, com conectores de alumínio e aço inoxidável. São materiais com maior durabilidade, sustentabilidade e segurança. Para estimular os sentidos e permitir diversas brincadeiras, o espaço conta com diversos tipos de pisos: grama, brita, concreto, madeira e piso emborrachado, com borracha 100% reciclada – explica a arquiteta da Seplan, Camila Volken.

O projeto e a execução do espaço foram feitos pela empresa Ebaplay, que venceu a licitação realizada pela Prefeitura de Lajeado. A mesma empresa construiu o playground do Cais Embarcadero, em Porto Alegre.

Nesta sexta-feira, alunos das Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs) Risque e Rabisque e Gente Miúda participaram da inauguração da pracinha. O aluno Bento Vinícius, de 6 anos, aprovou os brinquedos instalados no Parque Ney Santos Arruda. Bento conta que adorou o brinquedo tornado e a tirolesa.

Artur Ismael Fritzzi, de 7 anos, da EMEI Risque e Rabisque, foi o primeiro a descer no escorregador do brinquedo farol. Artur relata que gostou de todos os brinquedos, especialmente do tornado, que desafia as crianças no sentido de equilíbrio e coordenação.

Os brinquedos da Pracinha da Orla:

- Animais de mola (Molenga)

- Balanço bebê

- Balanço ninho