Cultura

Oficina “Reino da Infância” desafia alunos a exercitarem a criatividade e criarem os próprios figurinos

30/11/2022

Créditos: Tatiane Ertel - Tati Itat

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizou durante mais de três meses o projeto “Reino da Infância”, que contou com oficinas para desenvolver o potencial criativo de crianças. O projeto foi ministrado pela artista Tatiane Ertel, na Casa de Cultura.

As crianças receberam um caderno no início do curso – o caderno de artista – no qual registraram suas impressões e ideias a partir dos exercícios e das atividades para exercitar a criatividade. A partir da contação de estórias “Escola de Princesas Recatadas” e “Escola de Príncipes Encantados”, tiveram momentos para refletir sobre a liberdade de escolhas.

Durante a oficina, as crianças foram desafiadas a imaginarem quem gostariam de ser no Reino da Infância, pensando na caracterização de um personagem com figurino, personalidade e missão. Nos encontros semanais, os participantes desenharam esboços, elencaram os materiais necessários, aprenderam a costurar e tiveram que criar soluções, além ainda de trabalhar em equipe para colocarem em prática aquilo que foi idealizado.

Ao fim da oficina, as crianças subiram ao palco com seus figurinos e contracenaram com os colegas em situações inesperadas para treinar o improviso e se depararem com roteiros inéditos. As crianças também tiveram contato com reproduções de pinturas e autorretratos da história da arte.

Confira mais fotos da oficina clicando aqui.

Cultura