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Educação/Saúde
Projeto “Bula dos Alimentos” aborda pesquisa e classificação de alimentos nas escolas
19/07/2022
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Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias da Saúde e da Educação, realiza o projeto “Bula dos Alimentos” com turmas do 6º ano de Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) do município. O projeto visa estimular a autonomia dos adolescentes na escolha dos alimentos e desafia os estudantes a pesquisarem e classificarem os alimentos estudados. A iniciativa segue até agosto.
O projeto é realizado nas aulas de Ciências com acompanhamento dos professores. Os alunos utilizam os Chromebooks e trabalham em conjunto com documentos compartilhados com todos os integrantes dos grupos. As turmas são divididas em cinco grupos, no qual cada um é responsável por estudar um alimento, sendo eles: feijão e arroz, ovo, refrigerante, carne vermelha e bolacha recheada.
A nutricionista da Sesa, Luana Maria Wollinger, explica que os alunos são desafiados a pesquisar a composição nutricional, indicações de consumo, contraindicações, efeitos colaterais e o nível de processamento de cada um deles, classificando com tarjas verdes para alimentos in natura, vermelhas para alimentos processados e pretas para alimentos ultraprocessados.
- Conhecendo a composição nutricional, as indicações e as contraindicações, os alunos já podem avaliar o que consumir e o quanto aquele alimento pode ou não ser prejudicial, por isso a classificação por tarjas. Ao final do projeto, também vamos reaplicar um questionário, que também foi feito no início, para avaliar se houve mudanças nos hábitos alimentares – explica a nutricionista.
Atividade em sala de aula
Durante a aplicação do projeto, as nutricionistas que acompanham os alunos demonstram exemplos de alimentos in natura, processados e ultraprocessados, entregam materiais de apoio e orientam os alunos.
Para o professor de Ciências do 6º ano da EMEF Porto Novo, Diógenes Gewehr, o projeto complementa o que é estudado em sala de aula.
- Fazemos relação com assuntos sobre o meio ambiente, a importância da água, o reaproveitamento e a redução de desperdícios. Percebemos que os alunos estão repensando a forma de se alimentar. Um dia, uma aluna relatou que não encontrou benefícios nutricionais na bolacha e que já tinha entendido que não fazia bem – relata o professor.
O grupo dos alunos Arthur Pavan, Eduardo Strada e Felipe Vergani ficou responsável por pesquisar o arroz e o feijão. Arthur conta que descobriram que os dois alimentos se completam, são muito nutritivos e podem prevenir doenças. Eduardo relata que já prestava atenção nos alimentos por influência da irmã que cursa nutrição, mas que está gostando de estudar, conhecer e classificar os alimentos.
- Descobrimos que o feijão e o arroz são alimentos in natura, mas que seus derivados, como o feijão enlatado e o pirulito de feijão, podem não ser tão saudáveis – explica Arthur.
Conheça o projeto
O Projeto Bula dos Alimentos visa estimular a autonomia dos adolescentes na escolha dos alimentos, de uma forma saudável e nutritiva para o corpo. O projeto estimula a busca por conhecimento dos nutrientes de alguns alimentos, o estudo sobre o consumo alimentar, práticas culinárias, práticas culturais e sociais envolvendo os alimentos, bem como o efeito do seu consumo no organismo.
O projeto abrange alunos das turmas de 6º ano das EMEFs Porto Novo, Lauro Mathias Müller, Vida Nova, São Bento e Francisco Oscar Karnal.
Cada grupo deverá estudar e apresentar uma “bula” contendo: composição nutricional, indicação de consumo/posologia, contraindicações/efeitos colaterais, e o nível de processamento do alimento indicando a cor da tarja (verde, vermelho ou preto).
Ao final do projeto, ainda na escola, a partir da bula concluída, a ideia é confeccionar cartazes e demais formas de apresentações do projeto em feiras de ciências e amostras.
Para avaliar a efetividade da ação, um questionário foi aplicado no início das ações e outra no final. O questionário será respondido pelos alunos.
Texto e fotos: Laura Mallmann
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