Cerca de 15 mil de pessoas participam da 15ª edição do São João no Parque

04/07/2022

Créditos: Francini Ledur

A 15ª edição do São João no Parque atraiu cerca de 15 mil pessoas, ao longo do dia, até o novo Parque Ney Santos Arruda, na beira do rio Taquari, no domingo, 03/07. A comunidade pôde aproveitar as atrações da festa, que é uma realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Grupo Independente com apoio da Unimed VTRP e Corpo de Bombeiros e entidades e empresas do município.

O domingo foi repleto de alegria e integração. Apresentações artísticas, brinquedos infláveis, gastronomia típica, feira de artesanato, dança da quadrilha, casamento caipira e oficinas foram algumas das atrações da festa. O encerramento foi marcado pela queima da fogueira de 15 metros, momento muito aguardado pelo público do evento, e show com a banda Barbarella.

- Nosso desejo era de apresentar o novo parque para a comunidade com a realização de um grande evento como a 15ª edição da Festa de São João do município. Queremos que este parque esteja sempre assim, repleto de pessoas com muita alegria e confraternização. Agradecemos a parceria de todos e a presença da comunidade – ressaltou o prefeito Marcelo Caumo.

O secretário municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel, reforçou a importância de manter parcerias para a realização do evento.

- Estamos muito felizes em voltar a proporcionar um evento tão grandioso para a comunidade em um novo ambiente, no debut da festa. São 15 anos de evento e temos que agradecer ao grande envolvimento de várias secretarias da administração, aos parceiros como o grupo Independente e às dezenas de entidades, mas principalmente ao público que está aqui presente – destacou o secretário municipal da Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Carlos Reckziegel.

Participação da comunidade

Os casais de compadres Maxilaine Martins de Oliveira e Évertom Possamai, do bairro Centro, e Jéssica Garcia e Alan Guilherme Ribeiro, do bairro Universitário, trouxeram a família inteira para aproveitar a festa. Eles estavam na espera do evento, que havia sido adiado no fim de semana passado. Ambos elogiaram a organização da festa e a escolha do novo Parque para realização da festa.

- Ficou muito bonito aqui e a festa ficou ainda mais integrada, junto ao Rio Taquari. Gostamos muito da festa – contou Éverton.

A moradora de Lajeado, Joseane Schwinn trouxe a filha Helen para curtir o São João no Parque. O dia nublado não foi problema para as duas curtirem o dia no Parque Ney Santos Arruda. As duas participaram pela primeira vez do evento.

- É a primeira vez que participamos do São João do município e estamos gostando muito. Muita diversidade de cultura e gastronomia. A falta do sol não fez diferença. O evento está muito lindo – disse Joseane.

Atrações artísticas

Depois de dois anos de ausência em virtude da pandemia, a parte cultural do São João no Parque voltou com tudo. A programação cultural iniciou com o Casamento Caipira. A encenação foi comandada pelo Grupo de Teatro Destemperados, de Porto Alegre, que animou o público com irreverência e uma história contagiante.

Na sequência a ARTTE Escola de Dança, de Lajeado, liderou a tradicional Dança da Quadrilha. Com anos de tradição, a escola levou ao palco uma seleção de dançarinos, que com muita energia e descontração, seguiram as instruções do narrador que comandou os passos da mais típica dança de São João.

Junto com o acendimento da fogueira de São João, a banda Barbarella subiu ao palco e apresentou seus maiores sucessos, além ainda, de clássicos da música nacional e internacional. Por mais de uma hora, a Barbarella contagiou o público, trazendo a nostalgia dos mais de 50 anos de trajetória.

- É um momento de retomada para nós da cultura. Felizes pelo sucesso de toda a programação e pela afirmação do Parque Ney Santos Arruda como novo espaço de eventos do município – afirmou o secretário da Secel, Carlos Reckziegel.

Para Ana Lúcia da Silva, da Affecto, o sucesso do São João deixa evidente que a região anseia por novos eventos culturais.

- A presença e a participação do público deixam claro que com uma programação diversificada e muita organização, eventos de diferentes estilos serão bem-vindos pela comunidade. Foi incrível ver um espaço novo como o do Parque Ney Santos Arruda, tomada por famílias durante toda a programação – ressaltou, Ana Lúcia.

O São João no Parque - Parte Cultural 2022 é uma realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer, e Affecto – Assessoria e Produção Cultural. O patrocínio é da Certel e STR Supermercados. O evento conta com o financiamento da Pró-cultura/RS - Secretaria da Cultura do RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.