O Aterro Sanitário de Lajeado é o local onde são destinados os resíduos sólidos urbanos (RSU) gerados pela população. Nele, o resíduo recebido é depositado sobre uma camada impermeável (geomembrana) que impede a contaminação do solo e das águas subterrâneas. Todo o chorume gerado pelos resíduos é encaminhado para a estação de tratamento. Também são realizados monitoramentos para garantir que não ocorra contaminação ambiental.
O Aterro Sanitário de Lajeado obteve a primeira licença de operação em 1996, a partir de então, melhorias têm sido realizadas para que os resíduos sólidos urbanos gerem um menor impacto ambiental.
A população de Lajeado gera em torno de 68.000 kg de resíduos por dia. Atualmente, apenas 3% de todo o lixo coletado pela prefeitura consegue ser efetivamente reciclado, pois o lixo chega misturado e sujo, impedindo sua comercialização. Faça sua parte, separando seu lixo e colocando na rua somente no dia e horário correto. A separação dos resíduos é hoje realizado por uma Cooperativa de Recicladores que realiza a triagem, prensagem e venda dos materiais recicláveis. A venda desses materiais é responsável pelo sustento de cerca de 25 famílias.
Uma Lajeado mais sustentável só depende de nossas ações!
-
Confira aqui o volume de resíduos coletados e reciclados por ano (clique aqui)
-
Faça um tour virtual e conheça o Aterro Sanitário (vídeo 2022) (clique aqui)
-
Saiba como separar seu lixo e os dias de coleta (clique aqui)
-
Saiba mais sobre o seu lixo e como diminuir a produção (Clique aqui)
-
Contatos do Aterro Sanitário
-
e-mail: sema.aterro@lajeado.rs.gov.br
-
telefone: (51) 3982-1327
de
20