Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Dengue em Lajeado

Acompanhe aqui a situação e a evolução do surto de dengue em Lajeado. Esta página é atualizada pela área de Comunicação da Prefeitura de Lajeado. Se você tem alguma dúvida ou gostaria de ter algum esclarecimento, envie um e-mail com sua sugestão para gap.imprensa@lajeado.rs.gov.br.

Número de casos no município (em 12/04/24, dados acumulados desde o início do ano):

- Casos positivos: 131

- Casos negativos: 462

- Casos em análise: 281

- Óbitos no ano: 01

Total de casos notificados: 874

 

 

Onde procurar atendimento:

Quem tiver sintomas de dengue pode buscar atendimento em qualquer posto de saúde do município. Fora do horário de expediente dos postos, a orientação é buscar atendimento na UPA, que atende 24 horas nos 7 dias da semana.

 

Quando procurar atendimento:

Ao sentir os primeiros sintomas da doença, é importante manter o corpo hidratado, bebendo muita água ou soro caseiro. Se houver agravamento dos sintomas, é preciso buscar atendimento médico para tratamento. Casos muito graves podem requerer internação.

 

Encontrou algum criadouro do mosquito?

Entre em contato com a Vigilância Ambiental do município pelo (51) 3982-1216 ou pelo e-mail vigilancia.ambiental@lajeado.rs.gov.br. Outro canal de denúncias é a ouvidoria do município.

 

Prevenção:

Como o mosquito se reproduz em áreas com água parada, a prevenção mais eficiente para combater o mosquito é evitar que ele nasça, eliminando os locais com água parada:

- Comedouro e bebedouro dos animais domésticos – Esfregar e limpar todos os dias ao trocar a água

- Plantas como bromélias – O mais indicado é substituir por outros tipos de plantas que não acumulem água

- Caixa de água sem tampa – Manter tampados e usar telas milimétricas para cobrir. Esfregar o interior com água e sabão.

- Piscinas – Manter a água tratada com cloro e, se cobrir com lona, lembrar de colocar uma bola embaixo da lona para facilitar o escoamento da água

- Pneus com água dentro – Esvaziar e limpar. Usar areia para secar ou colocar seco em local coberto

- Garrafas, latas, embalagens, vidros – Esvaziar e esfregar. Manter apenas com tampa fechada. Descartar no lixo seco ou armazenar em local coberto

- Vasos sanitários sem uso – Esfregar e manter tampados

- Pratinhos de folhagens dentro e fora de casa – Tirar a água ou encher o pratinho com areia

- Lixo sem tampa – Esfregar e limpar. Usar tampa vedando para evitar água

- Calha de água – Remover folhas e materiais que impede o escoamento da água

- Ralos do pátio e dentro de casa - Colocar telinha milimétrica (pode ser uma peça de tule) para evitar que a fêmea entre para colocar ovos

- Plantas aquáticas – Trocar a água dos vasos e lavar com escova, água e sabão uma vez por semana

Outra medida é evitar que o mosquito pique, passando repelente em áreas expostas do corpo, instalando telas contra mosquitos, deixando portas e janelas fechadas e usando roupas compridas ou grossas.

 


de

0