O setor do ATA - Atendimento aos Transtornos de Aprendizagem surgiu em março de 2017 com o objetivo de diagnosticar e avaliar os transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede municipal de Lajeado. A ideia é melhorar a qualidade do aprendizado em geral, oferecendo a estes alunos atendimento e apoio e, também, orientações para a família e a escola.
Por meio de uma parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde, uma equipe multidisciplinar foi formada para o atendimento. O enfoque multidisciplinar possibilita uma ação qualificada junto às escolas, com devolutivas e orientações direcionadas à família, aos professores e à equipe escolar. Salienta-se que o diagnóstico correto é fundamental para o atendimento, pois o sucesso das intervenções adequadas apresenta possibilidades de mudanças na vida escolar desses alunos.
OBJETIVO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ATA:
Avaliar e diagnosticar os transtornos e/ou dificuldades de aprendizagem dos alunos da rede municipal de ensino de Lajeado, realizando atendimento, além de apoio e orientações para a família e a escola.
A QUEM SE DESTINA:
Atendimento de alunos matriculados nas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede Municipal de Lajeado que apresentam dificuldades e/ou transtornos de aprendizagem.
COMO ENCAMINHAR:
Observada a necessidade, as escolas solicitam a visita dos profissionais do Setor de Inclusão/SED para discussão do caso, quando se avaliam quais as estratégias pedagógicas e/ou encaminhamentos necessários.
Caso o atendimento for para a Equipe ATA, ocorre o preenchimento da ficha de encaminhamento pela escola com consentimento da família.
Crianças e adolescentes que estão em acompanhamento em outro serviço deverão entrar em contato com a Equipe Diretiva da escola.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO: de segunda-feira a quinta-feira das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h45
TELEFONE PARA CONTATO: (51) 3982-1060
E-MAIL: sed.ata@lajeado.rs.gov.br
ENDEREÇO: Rua Borges de Medeiros, 370 - Centro - Lajeado/RS
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GRUPO MULTIDISCIPLINAR DA EQUIPE ATA
ATRIBUIÇÕES DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE ATA:
PROFISSIONAL |
ATRIBUIÇÕES |
Coordenadora |
- Coordenar as rotinas administrativas e organizacionais; - Auxiliar no planejamento estratégico para o bom atendimento das crianças; - Mediar e propor o trabalho em equipe; - Acompanhar e caso necessário orientar o trabalho dos profissionais para o bom funcionamento; - Buscar auxílio e apoio aos serviços quando for o caso; - Identificar pontos para melhoria e buscar métodos efetivos para solução dos mesmos; - Primar pelo relacionamento interpessoal. |
Secretária |
- Receber às famílias; - Acompanhar os alunos durante a conversa entre profissional e família; - Atender ao telefone, repassar recados e as ligações; - Organizar a agenda; - Realizar agendamentos de atendimentos e ligar para as famílias confirmando o horário de atendimento; - Organizar as fichas dos pacientes; - Fazer cópias dos laudos e colocar nas pastas dos pacientes; - Manter atualizada a lista de espera das profissionais; - Preencher e entregar atestados e comprovantes para os familiares e pacientes; Separar os prontuários dos pacientes; - Elaborar as atas e realizar os encaminhamentos solicitados durante a reunião da ATA; |
Fonoaudióloga |
- Avaliar e realizar terapia na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como, aperfeiçoar os padrões da fala e da voz. - Realizar avaliação da comunicação oral e escrita, voz e audição; -Realizar terapia fonoaudiológica dos problemas de comunicação oral e escrita, voz e audição; - Realizar o aperfeiçoamento dos padrões da voz e fala; - Dar parecer fonoaudiológico, na área da comunicação oral e escrita, voz e audição; |
Neuropsicóloga
|
- Realizar a entrevista de anamnese do aluno que possuí indicação de avaliação, juntamente com seus pais ou responsáveis; - Definir os testes que serão utilizados, conforme as dificuldades apresentadas no processo de aprendizagem; - Realizar o processo de avaliação através de testes e questionários para verificar o potencial cognitivo da criança ou adolescente; - Realizar a correção de todos os testes e instrumentos utilizados no processo de avaliação; - Elaborar o laudo neuropsicológico, através dos resultados obtidos de cada instrumento aplicado; - Fornecer retorno dos resultados e conclusões da avaliação neuropsicológica à equipe, aos pais ou responsáveis; - Sugerir propostas de intervenções adequadas às necessidades da criança ou adolescente; |
Neuropediatra |
- Realizar atendimentos para diagnosticar casos de atraso no neurodesenvolvimento, transtornos de aprendizagem e que indicam tratamentos (terapia, medicamento); |
Psicóloga
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- Realizar atendimento psicológico individual aos alunos das escolas da rede municipal; - Aplicar Instrumentos Psicológicos; - Avaliar alunos para definir a conduta terapêutica e estabelecer diagnóstico e prognóstico; - Entrevistar professores, pais e/ou responsáveis dos pacientes em atendimento; - Orientar os pais dos alunos em atendimento; - Orientar os professores e equipe diretiva das escolas das crianças em atendimento; - Encaminhar pais ou responsáveis dos alunos para atendimentos especializados, tais como tratamento psiquiátrico, psicoterápico, dentre outros, quando necessário; - Contatar sempre que necessário os serviços da rede, tais como Conselho Tutelar, CAPSI, CAPS, CRAS, CREAS, dentre outros para auxiliar nos atendimentos aos alunos; - Elaborar Planos Terapêuticos para casos atendidos em rede, quando necessário; |
Psicopedagoga |
- Avaliar o processo de aprendizagem, visando entender a origem e causas das dificuldades de aprendizagem e/ou transtorno apresentado; - Identificar as causas dos bloqueios que se apresentam nos alunos com dificuldades de aprendizagem; - Utilizar instrumentos para auxiliar no processo diagnóstico que forneçam parâmetros para analisar/avaliar tanto as dificuldades como as facilidades do aluno; - Selecionar os instrumentos de avaliação de acordo com as características e dificuldades apresentadas na aprendizagem, realizar a anamnese, observação clínica, sessão lúdica, análise do material escolar; - Realizar o processo de avaliação Psicopedagógica através de testes padronizados na área da leitura, escrita, compreensão leitora; aritmética; atenção e funções executivas; - Solicitar exames e avaliações complementares (fonoaudiologia, psicologia, neuropsicologia, psiquiatria, pediatria, entre outros), caso necessário; - Elaborar o Informe Psicopedagógico a partir da análise integrada de todos os dados, com a síntese da hipótese diagnóstica e prognóstico; - Fornecer retorno da avaliação Psicopedagógica à equipe e família; - Orientar e sugerir propostas de intervenção pedagógica aos profissionais da escola, com discussão sobre as interferências que estão dificultando a relação ensino-aprendizagem. - Realizar a intervenção Psicopedagógica nos casos que apresentam transtorno de aprendizagem; Encaminhar para atendimento na Sala de Recursos/Laboratório de aprendizagem os casos de alunos desligados do atendimento Psicopedagógico. |
Orientadora Educacional |
- Colaborar com a triagem dos alunos socializando com a equipe informações do contexto escolar, familiar e sócio-cultural. |
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