Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Formado o quarto grupo de Facilitadores da Paz

26/09/2019

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Pietra Darde

Nos dias 23 e 24 de setembro, um novo grupo passou pela formação de Facilitadores da Paz, que integra o eixo de prevenção do programa Pacto Lajeado pela Paz. Os participantes realizaram o Curso de Formação Básica para Facilitadores de Justiça Restaurativa para o conhecimento da metodologia dos Círculos de Construção de Paz Não Conflitivos, na sede da Associação Missionária Evangélica, no bairro Moinhos d’Água.

 

O objetivo do curso é formar facilitadores da paz para promover o fortalecimento dos relacionamentos, a fim de minimizar as situações de conflitos nos espaços comunitários, familiares e de trabalho.

 

Conforme a instrutora do curso e coordenadora da Justiça Restaurativa Tânia Fröhlich Rodrigues, o curso ministrado para líderes religiosos atendeu um pedido do Conselho dos Pastores em participarem do Pacto Lajeado pela Paz. “Os líderes religiosos colocaram-se à disposição para contribuírem com a cultura da paz. Dessa forma, foi oferecida a oportunidade dessa formação para que pudessem conhecer a metodologia dos Círculos de Construção da Paz e Comunicação Não Violenta para aplicarem nas comunidades, assim como já desenvolvem ações pacificadoras no presídio e outras entidades comunitárias”, explicou Tânia.

 

Durante a capacitação, os participantes vivenciam cada etapa da metodologia do Círculo de Construção de Paz, como construção dos valores, diretrizes, contações de histórias e habilidades dos facilitadores. Além disso, a capacitação aborda a comunicação não violenta, compreendendo as necessidades do outro com técnicas de escuta qualificada, observação e não julgamento.


Para o diácono da Igreja Batista Nova Vida, Delorges Deves, a metodologia pode ser aplicada em qualquer segmento da sociedade. “A experiência foi maravilhosa. A metodologia do curso é fantástica, abrangente e eficiente. Percebi que posso aplicar em qualquer grupo da sociedade. A comunidade lajeadense tem essa ferramenta para poder mudar o perfil da violência”, disse.

 

“Foram dois dias com uma didática de muita prática e de vivências, possibilitando uma compreensão bem clara das técnicas utilizadas e dos resultados esperados. Saí bastante motivado para fazer uso de mais esta ferramenta, e também esperançoso por saber que tantas outras pessoas também buscam melhorar as suas comunidades em Lajeado, na busca por uma sociedade mais tranquila e de paz”, relatou o psicólogo da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), David Horn, um dos participantes.

 

O curso deste segundo grupo se encerra em 29 de outubro, quando os participantes voltam a se reunir para aprofundar a teoria da Justiça Restaurativa e compartilhar as vivências da facilitação de vínculo ou práticas restaurativas que tiveram no ambiente de trabalho ou familiar.

 

O próximo encontro está previsto para ocorrer com outro grupo de líderes religiosos no início de outubro. As capacitações também serão voltadas para a rede de atendimento das áreas de saúde, educação, assistência social e cultura, grupos comunitários, como líderes comunitários e Organizações Não Governamentais (ONGs).

 

Até agora, foram formados 85 facilitadores da paz por meio do Pacto Lajeado pela Paz. O curso tem duração de 25 horas e é dividido em dois dias. Durante a formação, é definida uma terceira data para o fechamento do grupo.

 

SAIBA COMO PARTICIPAR:

 

Pessoas da comunidade interessados em realizar o curso podem entrar em contato com a coordenação do Pacto Lajeado pela Paz, pelo fone 3982-1028 ou pelo e-mail pacto@lajeado.rs.gov.br para deixar seu nome na lista de interessados em fazer a formação.

 

Saiba mais sobre o Pacto Lajeado pela Paz clicando aqui.

 

 

Compartilhe:

de

1

Leia notícias relacionadas