Notícias
Desenvolvimento Social
1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência define propostas e elege delegados para Conferência Estadual
31/05/2023
Créditos: Laura Mallmann
Compartilhe:
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, organizada pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ocorreu nessa quarta-feira, 31/05, no Salão de Eventos do Centro Administrativo da Prefeitura. No encontro, que se encerrou no final da tarde, foram eleitos os representantes do município que participarão da Conferência Estadual.
A conferência contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Suzana das Graças Amaro, da secretária do Desenvolvimento Social, Céci Maria Rodrigues Gerlach, da presidente da Câmara de Vereadores, Paula Thomas, e do Promotor de Justiça de Lajeado, Sérgio da Fonseca Diefenbach, além de participantes de entidades e comunidade em geral.
Com o tema “Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Construindo um Brasil mais Inclusivo”, o evento iniciou com apresentação musical do grupo “Luz dos Olhos” da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEV). Após, houve o pronunciamento das autoridades e aprovação do Regimento Interno do Conselho.
- É um evento muito importante para a discussão e elaboração de propostas para beneficiar a comunidade de pessoas com deficiência no município. Nosso conselho é recente, criado em 2021, mas queremos trabalhar, cada vez mais, para alcançar novas possibilidades. A conferência é muito importante para o debate de eixos e de políticas públicas para levarmos para as conferências estadual e nacional – esclarece Suzana.
- A conferência nos mostra a responsabilidade, como município, em atender a população das pessoas com deficiência. Já são anos trabalhando para o reconhecimento dos direitos dessa comunidade, e a conferência ocorre para seguir com esse processo. Nós temos o compromisso de olhar para todas as comunidades – avalia a secretária Céci.
Durante a tarde, foram discutidos os cinco eixos centrais da conferência:
- Estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência;
- Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas;
- Financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência;
- Direito e acessibilidade;
- Desafios para comunicação universal.
O conselheiro no Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do RS, Valdair da Rosa Silva,, membro da comissão organizadora da conferencia estadual participou da conferência com uma palestra. O conselheiro também sanou dúvidas sobre a conferência estadual que deve ocorrer em março de 2024.
Também foram definidos os delegados e suplentes que representarão o município na Conferência Estadual, que está prevista para ocorrer em março de 2024.
Os delegados eleitos para participar da Conferência Estadual:
Representantes da Administração Municipal
Juliana Ripplinger Freese
Maria Neusa dos Santos
Representantes da sociedade civil
Suzana das Graças Amaro
Orlei da Costa
Marcluce Schwingel
Amanda Emanuela Tende
Raquel da Rosa Kusminki
Eliege dos Santos
Texto e fotos: Laura Mallmann
Compartilhe:
de
4