Notícias
Mobilidade
Prefeitura de Lajeado realiza pesquisa para avaliar transporte público coletivo
14/12/2022
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado realiza uma pesquisa para avaliar o serviço de transporte público coletivo urbano, prestado pela empresa Expresso Azul. A pesquisa deve ser respondida pelos usuários dos coletivos e está disponível até dia 22/12 por meio de link ou QR Code publicado em cartazes dentro dos ônibus.
O contrato com a empresa prevê a realização anual da pesquisa. A empresa presta serviços desde 2020. Em razão da pandemia, que alterou o volume de usuários do sistema, este é o primeiro ano em que está sendo realizada. Nos primeiros anos, a empresa atuou com menos itinerários e ocupação de usuários reduzida. A partir deste ano, a pesquisa será realizada anualmente para acompanhar e avaliar o serviço prestado pela empresa.
A pesquisa aborda avaliação geral do transporte coletivo, horários, pontualidade, estrutura, conservação e atendimento por parte do motorista, entre outros.
Sobre a frota
A frota que realiza o transporte público é composta por 33 ônibus, todos com identidade visual e com acessibilidade, conforme o ano de fabricação. Destes, nove ônibus eram novos quando a empresa iniciou a operação no município e 24 têm elevador (maior que a exigência mínima, que era de 30% da frota). Além disso, 14 ônibus possuem ar-condicionado (sendo que a exigência mínima era de 15% da frota).
Participação da comunidade
A moradora de Alto Conventos, Liane Verena Beuren, 65 anos, utiliza o transporte público há muitos anos. Ela elogia a estrutura do ônibus e o ar-condicionado, já que na empresa que atendia anteriormente não tinha.
- No início, a empresa era para colocar cortinas nas janelas, mas agora colocaram películas que ajudam a amenizar o sol. Gosto bastante da estrutura – relata Liane.
A única melhoria que Liane sugere seria a inclusão de mais um itinerário, de preferência às 8h. Segundo ela, os moradores da localidade precisam pegar o ônibus às 6h, no mesmo horário que o colegial, e para retornar do Centro ao bairro, o horário é às 11h20.
- Como só existe um horário em Alto Conventos de manhã, o ônibus vem ao Centro bastante cheio. Mais um horário pelas 8h solucionaria o problema. Se eu quiser vir para o Centro em outro horário, tenho que caminhar 2,3 km até o último ponto do trajeto do ônibus de Conventos. Um horário a mais já solucionaria o nosso problema. No mais, gosto da estrutura, os motoristas são atenciosos e prestativos – explica a moradora de Alto Conventos.
Uma usuária do transporte coletivo e moradora de Conventos, que prefere não se identificar, diz que os horários durante a semana atendem as necessidades dos moradores. Ela relata que um dos principais horários do sábado, às 8h30, foi tirado do itinerário.
- Muitas pessoas utilizavam para ir ao trabalho e agora não tem mais esse horário. Seria importante que a empresa voltasse a oferecer ônibus, já que existe um às 7h15 e depois apenas às 9h30 – relata a usuária.
Outra moradora do bairro Conventos, Suzana Caliari, 45, diz que os horários atendem a necessidade, os ônibus sempre estão limpos e na maioria dos ônibus que utiliza tem ar-condicionado.
- Só a questão da estrutura em alguns que utilizo. Percebo que idosos tem dificuldade de subir ou descer porque os degraus são altos e alguns ônibus da frota precisam melhorar – explica.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Mobilidade
Compartilhe:
de
4