Notícias
Saúde
Assinado protocolo de intenções para construção de novo ambulatório da Fundef
02/12/2022
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann

Um protocolo de intenções reunindo Fundação para Reabilitação das Deformidades Crânio-Faciais (Fundef), Fundação Univates e Hospital Bruno Born (HBB) formalizou, na manhã desta sexta-feira, a parceria para a construção do novo ambulatório da Fundef, de Lajeado. O ato ocorreu no Gabinete, na Prefeitura de Lajeado, e contou com a presença do presidente do Conselho Superior da Fundef, Luiz Fernando Kehl, do presidente do Conselho Diretor da Fundef, Ito Lanius, do fundador da Fundef, Dr. Wilson Dewes, do presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, do superitendente executivo da Fundação Univates, Oto Roberto Moerschbaecher, do presidente do HBB, João Batista Gravina, do 1º tesoureiro do HBB, Jorge Eugênio Friedrich, do diretor executivo do HBB, Cristiano Dickel, do prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, da vice-prefeita, Gláucia Schumacher, do secretário municipal da Saúde, Dr. Cláudio Klein, e dos vereadores Alex Schmitt, Carlos Eduardo Ranzi, Deoli Gräff, Heitor Hoppe, Isidoro Fornari, Márcio Dal Cin, Marcos Schefer, Paula Thomas e Sérgio Kniphoff.
A parceria foi possível após aprovação na sessão de terça-feira, 29/11, pela Câmara de Vereadores, da Lei 11.470, que autoriza o poder executivo municipal a firmar parcerias visando a construção de ambulatório da Fundef e foi publicada no Diário Oficial do município no dia 1º/12. O novo espaço da entidade, que é referência nacional e internacional para a reabilitação de pessoas com fissuras labiopalatais e deficiência auditiva, ficará junto ao campus da Univates. A parceria busca ampliar e qualificar a estrutura da Fundef para garantir um atendimento ainda mais qualificado para estes pacientes.
O novo ambulatório da Fundef terá área aproximada de 1,3 mil m², localizado em terreno determinado para esta finalidade. A área para a construção foi oferecida pela Fundação Univates. Já o projeto do ambulatório, elaborado pela Univates, tem custo previsto de R$ 6,034 milhões, sendo que o Governo do Estado se comprometeu com o repasse de 70% do valor da obra ao Fundo Municipal da Saúde (R$ 4,1 milhões), e o restante, cerca de 30% do valor da construção, será aportado pela Prefeitura de Lajeado.
O Hospital Bruno Born participa da parceria com a oferta da retaguarda hospitalar necessária às atividades da Fundef. Já à Fundef caberá a destinação de equipamentos e profissionais habilitados para o atendimento do público no ambulatório.
Conforme o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, a aprovação da construção do ambulatório é uma conquista de todo o Estado, já que a Fundef é referência na reabilitação de pessoas com estes tipos específicos de necessidades.
- A nova estrutura vai qualificar e ampliar o atendimento aos pacientes. Essa parceria é uma soma de esforços de diversos órgãos e instituições que vai tornar Lajeado modelo neste meio de atuação. Estamos muito felizes em colaborar com o desenvolvimento dessa entidade que, em seus 30 anos de história, já transformou muitas vidas – destacou o prefeito.
O fundador da Fundef, doutor Wilson Dewes, afirmou que jamais imaginaria que a fundação se tornaria o que é hoje.
- Hoje consagramos mais um passo da Fundef, que é exemplo para o estado, o país e o mundo. A Fundef tem uma missão singular que é o de restituir os sorrisos das crianças. É um trabalho tão importante para a vida de tantas pessoas. Esse ambulatório é uma conquista muito especial para os pacientes - ressaltou Dewes.
O presidente do HBB, João Batista Gravina, elogiou o empenho das instituições e do poder público em realizar esse projeto. Conforme ele, é a partir desta obra que a Fundef poderá fazer ainda mais por seus pacientes e ter mais autonomia em suas operações.
O presidente da Fundação Univates, Ney Lazzari, lembrou que são três instituições que trabalham para o Vale do Taquari unidas por um grande objetivo.
- Será uma grande conquista para os pacientes atendidos, mas também para os estudantes da área da Saúde da Univates, que poderão vivenciar e aprender com as experiências proporcionadas por esse ambulatório - afirmou Lazzari.
O presidente da Fundef, Ito Lanius, agradeceu as partes envolvidas na conquista do ambulatório e ressaltou que a fundação depende muito do voluntariado de pessoas e profissionais.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
8