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Defesa Civil de Lajeado apresenta plano de operações para situações adversas

01/06/2022

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A Defesa Civil de Lajeado apresentou, nesta quarta-feira, 1º/06, um plano de operações para atuar em situações de emergência ou de calamidade pública com as atribuições de cada um das Secretarias Municipais. O plano de serviço foi registrado em ata e conta com orientações para melhor enfrentar as situações adversas.

 

A Defesa Civil será responsável, junto a Secretaria de Segurança Pública e ao Departamento de Trânsito do município, por analisar a situação de emergência e definir as providências necessárias a serem executadas no local do desastre, acionando os representantes dos órgãos necessários para auxiliar.

 

O plano de operações tem o objetivo de organizar a cooperação dos órgãos municipais na cooperação com seus respectivos recursos e especialidades para uma atuação rápida e organizada para minimizar os efeitos e transtornos da situação adversa.

 

Defesa Civil

- Identificação dos riscos existentes e das comunidades vulneráveis;

- Primeiro atendimento nas situações adversas;

- Definir quais serão as providências necessárias a serem tomadas e a necessidade de equipamentos e operadores;

- Fornecer coletes, se necessário, conforme a disponibilidade;

- Abrir pavilhões de acolhimento;

- Acionar os caminhões para extração das famílias desabrigadas;

- Encarregados da alimentação das famílias: café da manhã, almoço e jantam, além de kit de higiene;

- Monitorar as cotas do rio por meio das leituras da régua, consultar órgãos oficiais, analisar as informações com defesas civis do Vale do Taquari;

- Manter plantão permanente durante o evento adverso;

- Se necessário, providenciar transporte aéreo e local adequado para heliponto (Parque Professor Theobaldo Dick e Parque do Imigrante);

- Comunicar o Gabinete para acionamento dos setores/secretarias para iniciar seus protocolos de atendimento;

- Na cota de 17 metros (alerta), promover reunião com todos os secretários na sede da Defesa Civil;

- Ao final do evento adverso, promover reunião com todos os secretários na sede da Defesa Civil para entrega dos relatórios e ajustes do protocolo.

 

Departamento de Trânsito

- Bloqueio e desvio de vias;

- Remanejo de itinerários de ônibus;

- Repassar todas as mudanças e informações para a Defesa Civil.

 

Desenvolvimento Social

- Gestão do abrigo;

- Delimitação do espaço por cada família;

- Cadastro de famílias;

- Levantamento das particularidades de cada família;

- Gestão 24h, permanecendo no mínimo um responsável no local;

- Coordenador, se necessário, campanha de doação/arrecadação de roupas/alimentos/entre outros;

- Informar a Defesa Civil a quantidade de abrigados, a fim de facilitar a disponibilidade de refeição;

- Após o evento, providenciar que todas as famílias retornem às suas casas ou, em caso de evento adverso, fornecer aluguel social;

- Informar as Regras de Convivência:

a) Qual área que cada família pode ocupar;

b) Restrições sobre animais;

c) Proibições do consumo de bebidas alcoólicas e drogas;

d) Horário de silêncio;

e) Horários de entradas e saídas;

f) Proibição da utilização de fogão a gás, querosene e similares;

g) Proibição da utilização de extensões elétricas, adaptadores e similares que visam a sobrecarga da rede elétrica;

h) Proibido som alto;

i) Proibição do uso de cigarros e similares nas áreas internas;

- Protocolo de atendimento aos animais (recolhimento, manutenção e local apropriado);

- Apoio à equipe de extração das famílias do local de risco, tendo como prioridade às cotas e necessidades individuais;

- Organização do transporte do ponto de risco até o abrigo;

- Sugestões de pontos de extração:

a) Rua Carlos Spohr Filho com a rua Francisco Oscar Karnal;

b) Rua Borges de Medeiros com a rua General Osório.

 

Secretaria de Saúde (Sesa)

- Posto de atendimento e triagem;

- Promover ações básicas de Saúde Pública nos abrigos;

- Ambulância e ambulatório à disposição 24h no local do abrigo;

- Profissionais e equipamentos necessários;

- Disponibilizar equipe técnica para apoio operacional (Ex: geólogos).

 

Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp)

- Manter os abrigos em condições seguras de uso e higienizados, como banheiros, parte elétrica/hidráulica, etc.

- Deixar sobre aviso maquinário, caso seja necessário o uso;

- Deixar sobre aviso um responsável de hidráulica e elétrica;

- Fornecer efetivo para a equipe de extração das famílias da Defesa Civil nas áreas de risco;

- Execução de medidas estruturais de reabilitação dos cenários afetados.

 

Comunicação Social

- Com relação a Imprensa, somente poderão prestar informações à mídia: o Coordenador da Defesa Civil, o Secretário de Segurança Pública, o Coordenador do Departamento de Trânsito e a Assessoria de Comunicação Municipal;
- Demais entrevistas, utilizar informações referentes as suas pastas, munidos de dados da Defesa Civil;
- Estar em condições de prestar informações aos órgãos de imprensa;
- Por solicitação de Defesa Civil, providenciar veículo de som para comunicação junto as áreas atingidas.

 

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel)

- Promover atividades culturas, de lazer e entretenimento com recreacionista para as crianças abrigadas;
- Providenciar um reforço de no mínimo mais 2 (dois) guardas além dos já existentes, durante todo o evento adverso.

 

Secretaria de Educação (SED)

- Disponibilizar transporte para as crianças se deslocarem até a escola;
- Se necessário, providenciar a elaboração do Decreto de Situação de Emergência/Calamidade Pública.

 

Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan)

- Avaliação dos danos;
- Disponibilizar equipe técnica para apoio operacional (Ex. Engenheiros).

 

Secretaria da Fazenda (SEFA)

- Viabilizar o suporte financeiro necessário.

 

Procuradoria

- Prover a assistência judiciária, caso necessário.

 

Apoio logístico

- Alimentação: Defesa Civil;
- Água junto ao Parque: SEOSP;
- Veículos: cada Secretaria deverá disponibilizar veículos para locomoção dos seus colaboradores;
- Qualquer situação com risco eminente a vida, como busca e salvamento, será realizada por profissionais capacitados e equipados do Corpo de Bombeiros Militar de Lajeado/RS;
- Qualquer situação que exija proteção ou situação de crime ficará sob comando dos órgãos de segurança;
- Para fins de decretação/homologação/reconhecimento do evento adverso, todas as secretarias deverão fornecer para a Defesa Civil laudo e parecer técnico de danos e prejuízos humanos e econômicos, respeitando o prazo fixado pela Defesa Civil;
- Após o evento, fornecer relatório das ações realizadas por cada secretaria, bem como sugestões de melhora.

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