Operações integradas vistoriaram bares, restaurantes e igrejas no final de semana em Lajeado

27/04/2020

Nos dias 24 e 26/04 foram realizadas duas operações integradas do Pacto Lajeado pela Paz. O objetivo foi fiscalizar restaurantes, bares e igrejas da cidade para verificar se estão seguindo as restrições impostas pelos decretos municipais em razão da pandemia do novo coronavírus.

Participaram da ação de sexta-feira a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), agentes de trânsito, fiscais da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan), Vigilância Sanitária, Ministério Público e a Brigada Militar por meio da Força Tática e Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM).

Na sexta-feira foram vistoriados 11 bares e restaurantes em diferentes bairros da cidade, dos quais quatro estavam fechados, três receberam orientações, um que ainda não havia sido orientado foi notificado para fechar após as 20h, outro restaurante foi multado (pois já havia sido orientado) por permanecer aberto após as 22h e outros dois bares foram interditados por estarem abertos após as 20h, por estarem desrespeitando a ordem de evitar aglomerações, bem como a distância mínima de 2 metros entre os consumidores, além de permitirem clientes sem máscaras. Já os agentes de trânsito abordaram 21 motoristas.

Já no domingo os fiscais da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan), da Vigilância Sanitária e agentes de trânsito realizaram a “Operação Aleluia”, que vistoriou 21 igrejas. Destas, 14 estavam fechadas e outras 7 foram orientadas a realizarem cultos e missas com, no máximo, trinta pessoas e respeitando o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, disponibilizar álcool em gel aos frequentadores e realizar a limpeza do local a cada sessão. Todos os locais estavam cumprindo as regras estabelecidas no decreto.

Os estabelecimentos comerciais que não respeitarem a ordem para evitar aglomerações e demais determinações para o funcionamento durante a pandemia estão sujeitos à multa, interdição do estabelecimento e cassação do alvará em caso de reincidência.