Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Escola Composta

Projeto Escola Composta

Lançado em julho de 2021, o projeto Escola Composta convida as escolas municipais de Lajeado a aprimorar a gestão dos resíduos sólidos, com foco na redução do envio de resíduos orgânicos ao Aterro Sanitário Municipal por meio da implementação da compostagem. As escolas interessadas realizam um cadastro inicial que permite o diagnóstico da realidade ambiental de cada instituição, servindo de base para o planejamento das ações. Este projeto é desenvolvido de forma contínua, buscando ampliar a adesão de novas escolas, e contempla etapas como visitas técnicas, treinamentos e palestras, instalação de coletores de resíduos específicos, implantação ou melhoria de composteiras ou biodigestores, além da construção de hortas, podendo incluir outras atividades conforme a necessidade de cada escola.

PARA SE INSCREVER ACESSE O FORMULÁRIO: AQUI

Objetivo Geral

O objetivo geral do projeto é promover, dentro das escolas de Lajeado, a melhora do gerenciamento dos resíduos sólidos gerados e a diminuição dos resíduos destinados ao aterro sanitário por meio da implementação da compostagem.

Objetivos Específicos

  • Sensibilizar alunos e comunidade escolar sobre a problemática da geração e do manejo inadequado dos resíduos sólidos;

  • Consolidar a prática da coleta seletiva, com a correta separação dos resíduos nas três frações: orgânicos, recicláveis e rejeitos;

  • Incentivar a reciclagem dos resíduos gerados na cozinha escolar e estimular a adoção dessas práticas também no ambiente familiar;

  • Apresentar e difundir o conceito de compostagem como alternativa sustentável para o tratamento dos resíduos orgânicos;

  • Reduzir a quantidade de resíduos sólidos gerados no ambiente escolar;

  • Diminuir o volume de resíduos encaminhados ao aterro sanitário;

  • Implantar e manter um sistema de compostagem no espaço escolar;

  • Contribuir para a formação de cidadãos críticos e conscientes em relação às questões ambientais;

  • Oferecer oficinas práticas de horta e compostagem para alunos e funcionários, promovendo o uso do composto orgânico produzido na escola.

Etapas

As etapas envolvidas nesse projeto estão detalhadas a seguir:

I - Cadastramento das escolas interessadas:

As escolas interessadas deverão preencher o formulário de inscrição (disponível acima) e responder questões acerca da quantidade de alunos, volume de resíduos gerados, qual a destinação atual dos resíduos, se possui composteira ou tem interesse em implementar, se tem biodigestor ou pretende implementar, se existe horta escolar, entre outras informações relevantes.

O link ficará disponível permanentemente no site da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, de forma que a qualquer momento, as escolas poderão realizar seu cadastramento.

II - Visita Técnica:

Após o cadastramento, a equipe do Centro de Educação Ambiental entrará em contato com o responsável da escola para agendamento de vistoria no local. A vistoria tem como objetivo diagnosticar a situação atual da escola, entender as demandas e avaliar os espaços para implementação de soluções.

III - Treinamentos e palestras:

Antes da implementação das ações do projeto, são realizados treinamentos e palestras educativas com alunos, professores e funcionários, com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar sobre temas relacionados à gestão de resíduos, agroecologia e sustentabilidade. As atividades são adaptadas às diferentes faixas etárias e realidades das escolas, podendo incluir palestras, dinâmicas educativas, oficinas práticas, visitas guiadas e exposições itinerantes. A escola poderá escolher, conforme seu interesse e público atendido, entre as atividades disponibilizadas, promovendo o aprendizado teórico e prático de forma participativa e contextualizada.


- Palestra “Caminho do Lixo”: indicada para alunos a partir de 6 anos, além de professores e funcionários. Duração: 1h e 30 min.
- Atividade “Separando Nosso Lixo”: dinâmica lúdica voltada para crianças de 4 a 6 anos. Duração: 40 minutos.
- Visita guiada ao Aterro Sanitário: atividade educativa aberta a todas as idades, mediante verificação de disponibilidade. Duração: 1h e 30 min.
- Atividade “Composteira Doméstica”: oficina teórica e prática indicada para participantes a partir de 8 anos. Duração: 1h e 30 min.
- Atividade “Hortas Urbanas e Agricultura Sustentável”: oficina voltada a participantes a partir de 8 anos, abordando técnicas de cultivo sustentável. Duração: 1h e 30 min.
- Exposição itinerante “Caminho do Lixo”: composta por maquete e fotografias do Aterro Sanitário, disponibilizadas para uso da escola em exposições e feiras educativas.

IV - Instalação/reforma composteira, horta e/ou pomar:

Com base na visita técnica e nos dados informados pela escola sobre a geração de resíduos orgânicos, será desenvolvido um projeto de composteira, pomar e/ou horta escolar para ser executado com o auxílio dos alunos e professores. 

V - Treinamento para utilização da composteira:

Após a implementação da composteira, deverá ser realizado treinamento prático pós-implementação para o correto funcionamento e manutenção. A prática tem como objetivo sanar dúvidas que surgem ao longo da operação da composteira.

VI - Quantificação dos resíduos:

Após a implementação da composteira na escola, deverá ser realizada a quantificação dos resíduos depositados diariamente pelo(s) funcionário(s) responsáveis na escola.


de

15