Notícias
Saúde
Prefeitura de Lajeado intensifica ações para o combate do Aedes aegypti
03/02/2026
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Vigilância Ambiental, setor vinculado à Secretaria de Saúde, reforça as ações de combate ao Aedes aegypti (mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus).
As equipes de Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias realizam vistorias em residências e fiscalizam pontos estratégicos para incentivar a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito. Outra medida é a aplicação de inseticida residual em prédios públicos e locais de grande circulação para fortalecer o controle do vetor.
A Vigilância Ambiental desenvolve um conjunto de ações estratégicas para prevenir e controlar a dengue.
Conforme a supervisora da Vigilância Ambiental, Catiana Lanius, o trabalho de prevenção é contínuo e depende da colaboração de toda a comunidade para evitar a proliferação do mosquito
– A maior parte dos focos do mosquito da dengue está nos imóveis residenciais. Por isso, a atenção dos moradores no dia a dia é essencial para reduzir os casos e proteger a vizinhança – destaca a supervisora.
Acompanhamento de casos suspeitos de dengue
Em 2025, foram 86 casos confirmados de dengue em Lajeado. Neste ano, há um caso confirmado como positivo e outros 15 aguardam a análise.
Ações recorrentes da Vigilância Ambiental no combate ao Aedes aegypti:
Monitoramento mensal da densidade do vetor: A presença e distribuição do Aedes aegypti são acompanhadas regularmente por meio de ovitrampas (armadilhas posicionadas em locais estratégicos), permitindo identificar áreas de infestação e direcionar as ações de controle. Acompanhe o mapa de calor da cidade neste link.
Visitas domiciliares em áreas de casos suspeitos ou confirmados: Os agentes visitam regiões com casos suspeitos para verificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Durante as visitas, os agentes também orientam os moradores de forma direta sobre cuidados com a residência.
Fiscalização de pontos estratégicos: Equipes da Vigilância Ambiental fiscalizam regularmente pontos estratégicos da cidade, como ferros-velhos e cemitérios. O objetivo é minimizar o impacto e diminuir a chance de reprodução do vetor.
Aplicação de inseticida residual: A Vigilância utiliza a técnica BRI-Aedes, um inseticida que adere às superfícies e com duração para eliminar o mosquito por até quatro meses. Essa aplicação é realizada em prédios públicos e em imóveis de grande circulação de pessoas.
Bloqueio de Transmissão: Onde há um caso confirmado, ocorre imediatamente a aplicação de inseticida nas áreas dos arredores para eliminar mosquitos adultos infectados e interromper o ciclo de transmissão da Dengue
.
Teatro educativo nas escolas: Em uma abordagem lúdica e educativa, os agentes de combate às endemias promovem apresentações de teatro de bonecos em todas as escolas do município.
Atendimento a denúncias: A Vigilância fiscaliza pontos críticos e atendemos denúncias. Essa medida reforça a responsabilidade individual e coletiva na prevenção da dengue.
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
3