Notícias
Educação
Prefeitura de Lajeado forma 100 estudantes no Projeto 4E de escola em tempo integral
11/12/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Educação, realizou a formatura dos 100 alunos participantes do Projeto 4E, de escola em tempo integral. A cerimônia ocorreu nessa quarta-feira, 10/12, no auditório do Prédio 7, da Univates, e contou com apresentações artísticas dos estudantes. O projeto foi conduzido por uma equipe multidisciplinar da SED, e é baseado em quatro “Es”: Escuta, Equidade, Estímulo e Esporte.
As cinco escolas que participaram do projeto em 2025 foram as EMEFs Campestre, do bairro Campestre, Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, Lauro Mathias Muller, do bairro Planalto, Vida Nova, de Conventos, e São Bento, do bairro São Bento.
Na noite de quarta-feira, esses estudantes realizaram apresentações de dança, instrumentos musicais e canto. Estiveram presentes na cerimônia os estudantes, familiares e amigos, a prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, a secretária de Educação, Adriana Vettorello, professores, entidades parceiras e os profissionais que conduziram o projeto.
A prefeita Gláucia Schumacher destacou que o Projeto 4E é uma oportunidade de desenvolvimento de habilidades para os estudantes.
- Este é um projeto de escola em tempo integral que oferece atividades diferenciadas aos alunos. Em vez de permanecerem 20 horas semanais na escola, eles passam a ter 35 horas de aprendizado e convivência no ambiente escolar. É uma iniciativa que seguirá sendo realizada nas escolas - afirmou a prefeita.
A secretária de Educação, Adriana Vettorello, avaliou que o Projeto 4E comprovou que a escola é um espaço vivo de aprendizagens.
- As aprendizagens se tornam realmente significativas quando o estudante vivencia aquilo que aprende. Nas atividades oferecidas no contraturno, os alunos se desafiaram, saíram da zona de conforto e exercitaram o protagonismo estudantil. O projeto possibilitou experiências que ampliam o conhecimento para além do currículo regular. É importante que os estudantes aprendam além do que preencher linhas nos cadernos, é preciso viver aprendizados que possam ser colocados em prática na vida - destacou Adriana.
Nas escolas, as aulas contavam com atividades relacionadas ao esporte, música, artes, criação, habilidades socioemocionais, empreendedorismo e recomposição de aprendizagem por meio de atividades lúdicas. O Sebrae, parceiro do projeto, esteve presente nas tardes de quartas-feiras, com a presença de especialistas abordando temas como cyberbullying, uso da inteligência artificial, inovação social, diversidade e inclusão, educação empreendedora e comunicação.
O Projeto
O Projeto 4E foi lançado no ano de 2024, inicialmente aplicado em duas EMEFs, e em 2025, o projeto foi ampliado para cinco EMEFs. Foram 100 alunos no total, de 6º ao 9ºano, sendo 20 de cada escola. Os encontros eram realizados em segundas, quartas e sextas-feiras nas EMEFs, à tarde, e conduzidos por uma equipe multidisciplinar.
O Projeto 4E se consolida como um espaço de pertencimento e desenvolvimento integral, onde cada estudante é reconhecido em sua singularidade. Com o projeto, os alunos participantes passaram de 20h para 35h semanais de atividades na escola.
O programa é realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Sicredi Integração RS/MG e Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secel
Editoriais
Educação
Compartilhe:
de
8