Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Prefeitura de Lajeado realiza ações alusivas à campanha do Dezembro Vermelho

10/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realizou, ao longo do mês de dezembro, ações alusivas à campanha do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre o HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Entre as atividades realizadas estão a realização de testes rápidos, nos dias 01/12 e 06/12, e a palestra sobre HIV/Aids, realizada nesta quinta-feira, 10/12.

As ações de testagens rápidas foram realizadas no dia 01/12, no Dia Mundial da Luta contra HIV/Aids, em frente ao Hospital Bruno Born, e também durante o sábado, 06/12, no Posto de Saúde do Centro. As atividades tiveram como foco a conscientização,  prevenção e detecção precoce de ISTs.

Os testes rápidos disponíveis são de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, além de aferição da pressão arterial, glicemia capilar e distribuição de insumos de prevenção e materiais informativos.

Nesta quinta-feira ocorreu a palestra sobre HIV/AIDS, alusiva à campanha Dezembro Vermelho,  no auditório do Hospital Bruno Born. Os palestrantes foram a Enfermeira da Unidade Especializada de Saúde (UES), Cândida De Paoli, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica – 16ª CRS, Susane Fick, a coordenadora da Coordenação Regional de ISTs – 16ª CRS, Aline Abichequer, e a Doutora da Sesa, Maria Letícia Rodrigues Ikeda. O evento também contou com a presença de representantes da Secretaria da Saúde de Lajeado, hospitais da região e profissionais da Saúde da região.

 

Luta contra a Aids
Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU).

A data surgiu para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

 

 

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

2

Leia notícias relacionadas