Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Econômico

Alunos da PUC apresentam projetos inovadores para o desenvolvimento do município de Lajeado

04/12/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Pouco mais de dois meses após a missão técnica realizada em Lajeado, estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) apresentaram os projetos elaborados especialmente para apoiar o planejamento e o desenvolvimento da cidade. Os trabalhos, baseados no diagnóstico feito durante a visita de setembro, oferecem soluções em cinco eixos prioritários: turismo gastronômico e cervejeiro, inovação, gestão de eventos, empregabilidade e sustentabilidade.

A iniciativa nasceu de uma aproximação entre a administração municipal e os professores Alam Casartelli e Maurício Schaidhauer, da PUC-RS, que demonstraram interesse em conectar os estudantes aos desafios e oportunidades reais de Lajeado, especialmente após o período marcado pelas enchentes. A partir disso, os professores propuseram a elaboração de estudos técnicos e soluções práticas voltadas às necessidades locais.

Na visita em setembro, os estudantes conheceram empresas e equipamentos públicos como Diamond Construtora, Lajeadense Vidros, Rockabilly Beer, o Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá), Pro_Move Lajeado e o Parque do Imigrante. O grupo também percorreu diversos pontos da cidade para entender sua dinâmica econômica, turística e social.

Conforme os professores, muitos alunos chegaram com a impressão de que Lajeado ainda estaria fragilizada pelos eventos climáticos de 2024. Porém, a percepção foi de uma comunidade resiliente e de uma rápida reconstrução.

Com base nas informações coletadas durante a visita e com o apoio da administração municipal, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secel), e de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Agricultura (SEDEI), de empresários e de diversas entidades, os estudantes desenvolveram projetos que identificam demandas locais e apresentam caminhos para fortalecer cada uma das áreas analisadas.

Conforme a coordenadora de Turismo da Secel, Denise Stein Scheeren, a visão de quem não vive é essencial para que tenhamos o entendimento de como a cidade é vista, seja pela força econômica, seja pela qualidade de vida que oferece.

- Esse olhar externo evidencia o grande potencial de Lajeado e reforça que, quando administração municipal, empresários e comunidade atuam juntos, o desenvolvimento avança ainda mais. Projetos como esse são fundamentais para o município, pois trazem novas perspectivas, identificam oportunidades e ajudam a orientar ações que fortalecem ainda mais o futuro do município – avalia Denise.

O secretário da Sedei, Jairo Valandro, destaca que foram apresentados cases de negócios que representam a pujança de Lajeado.

- Quando me foi apresentado o projeto, logo pensamos em trazer para o conhecimento dos alunos cases de empresas pujantes, mostrar como a cidade foi e é resiliente. Trouxemos exemplos de negócios que representam esses eixos, e que enxergamos como potenciais para o desenvolvimento, e quando recebemos os estudos, com propostas maravilhosas que só poderiam ser apresentadas por quem conseguiu “ver de fora”. Como retorno, nos apresentaram sugestões de ações que podem ser implementadas no curto prazo, nestes setores que foram elencados, e que podem trazer resultados positivos. Agradeço a iniciativa dos professores Alam Casartelli e Maurício Schaidhauer – ressalta Valandro.

As apresentações finais ocorreram nos dias 17 e 24 de novembro, na PUC-RS, com a presença de representantes do município. Posteriormente, os materiais serão consolidados e encaminhados às secretarias e instituições interessadas para subsidiar decisões, inspirar ações e apoiar o diálogo com lideranças e empresários.

Um dos estudos já foi enviado para a organização da Expovale + Construmóbil, a maior feira do município, e deve contribuir diretamente para o aprimoramento e o futuro do evento.

 

Projetos apresentados:
- Ecossistema de Inovação em Lajeado/RS.
- Desenvolvimento pessoal e empregabilidade.
- Projeto de Consultoria Cidade de Lajeado: setor de eventos.
- Projeto de Consultoria para Lajeado: Sustentabilidade.
- Turismo gastronômico e cervejeiro.

Editoriais

Desenvolvimento Econômico

Compartilhe:

de

5

Leia notícias relacionadas