Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Educação

Encerramento de ano do Projeto ELLO reúne mais de 300 líderes das escolas municipais de Lajeado

25/11/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

Representantes de turma das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado participaram do encontro de encerramento de ano das lideranças do Projeto Ello – Estudantes Ligados na Liderança Organizada, da Secretaria de Educação de Lajeado. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 25/11, e reuniu cerca de 300 estudantes das 18 EMEFs no Clube dos 15, no bairro Montanha.

Durante o dia, os alunos apresentaram, em formato de teatro, dança, música, arte ou esporte, as ações realizadas nas escolas.

O projeto reúne os líderes de turmas semestralmente com o intuito de formar, preparar e desenvolver a liderança nos estudantes do município. São dois representantes por turma do 5º ao 9ª ano de todas as EMEFs. O projeto é uma parceria do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da ação de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria de Saúde, com a Secretaria de Educação.

Conforme a secretária de Educação, Adriana Isabel Zanatta Vettorello, o projeto é pensado para desenvolver os estudantes para que eles se desafiem a pensar em ações que modifiquem a sua realidade.

- Esse projeto reafirma o compromisso que nós, professores, assumimos na nossa missão de ensinar. Quando os alunos são desafiados a pensar em ações que impactam a escola e a comunidade, desenvolvem liderança e a capacidade de transformar o meio em que vivem. Parabenizo os alunos e os orientadores que assumem o papel de protagonistas, tornando o dia a dia da escola melhor a cada ação realizada – destacou a secretária Adriana.

Participação

Os trabalhos apresentados ao longo do dia variaram de acordo com as habilidades da turma. A abertura foi feita pela EMEF São José, de Conventos, com a apresentação do musical Histórias de Vida: A Dança do Tempo, seguido da apresentação da EMEF Vitus André Mörchbächer com a dança da música Sou a Escola, de Jorge Domingues.

O estudante do 8º ano da EMEF Santo André, Rikelme Ciotti, de 14 anos, avalia que o projeto Ello é muito importante para o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Para ele, o desenvolvimento das habilidades pessoais foi a maior aprendizagem.

- No Ello eu aprendi principalmente a ouvir o próximo. Consigo agora desenvolver projetos em equipe, ouvir o que o outro tem a falar e construir juntos algo que pode ser bom para a escola ou para a comunidade. Participar do Ello é uma oportunidade incrível para mim e para os meus colegas. Foi essencial para o nosso desenvolvimento – destaca Rikelme.

A orientadora pedagógica da EMEF Francisco Oscar Karnal, Jéssica Deves Oliveira, conta como foi o processo criativo dos alunos para desenvolverem uma música autoral.

- No início, eles ficaram inseguros por ser um desafio desconhecido. Ajudei eles com dicas sobre o que falar. O tema escolhido foi princípios da escola. Eles criaram frases aleatórias e, com o auxílio da Inteligência Artificial, conseguiram unir em formato de música. Para o ritmo e melodia, contaram com a ajuda do professor de música. E, hoje, no encerramento do Ello, eles trouxeram a interpretação da música em forma de dança. Foi muito especial acompanhar esse processo criativo e de desenvolvimento dos alunos – avalia a orientadora.

Projeto ELLO

O projeto de formação de lideranças já ocorre há diversos anos no município, e em 2022 foi atribuída a sigla ELLO - Estudantes Ligados na Liderança Organizada. O objetivo do projeto é desenvolver a liderança positiva com foco na construção coletiva e também fazer com que os estudantes promovam melhorias na escola e comunidade em geral.

 

Texto e fotos: Laura Mallmann

Editoriais

Educação

Compartilhe:

de

6

Leia notícias relacionadas