Pacto Lajeado pela Paz
Palestras marcam celebração do Dia da Paz em Lajeado
24/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura de Lajeado, por meio do Pacto Lajeado Pela Paz, realizou nesta quinta-feira, 23/10, dois encontros com palestras para marcar o Dia Internacional da Paz, celebrado em 21 de setembro. As atividades reuniram centenas de pessoas e proporcionaram momentos de reflexão sobre autoconhecimento, convivência e construção de uma cultura de paz.
Pela manhã, no Auditório do Sicredi Integração, o Comandante André Luiz Guimarães Silva, do 1º Batalhão de Operações Litorâneas de Fuzileiros Navais, apresentou a palestra “Você é o seu primeiro líder. LIDERE-SE!”. Com base em sua experiência militar e de liderança, o palestrante destacou a importância da disciplina, da autogestão e do exemplo pessoal como pilares para a transformação coletiva.
À noite, o Teatro Univates recebeu o professor e comunicador Dado Schneider, doutor em Comunicação pela PUCRS, com a palestra “Conflito de gerações: a gente vai ter que se entender!”. De forma descontraída e interativa, Dado abordou os desafios das relações entre diferentes gerações em casa, nas empresas e nas escolas, reforçando que o diálogo e o respeito são essenciais para a construção de ambientes mais colaborativos e empáticos.
Pacto Lajeado pela Paz
O programa socioemocional Pacto Lajeado pela Paz, que aborda os eixos de prevenção e aplicação da lei, apresentou os dados dos seis anos de atuação no município durante as duas atividades.
No eixo da prevenção, a Justiça Restaurativa tem sido um dos programas de destaque do Pacto. Desde 2019, 932 facilitadores foram formados pelo programa, capacitados para atuar como mediadores em diferentes espaços da sociedade. Ao todo, mais de 1.048 pessoas foram diretamente impactadas por ações e formações ligadas à Justiça Restaurativa.
Essa iniciativa se soma a outros programas desenvolvidos no âmbito do Pacto, como Somar, Conte Comigo, Cada Jovem Conta, Família na Roda e o Banco de Oportunidades, que acompanham a comunidade em diferentes fases da vida, desde a maternidade até a juventude. Juntas, essas ações já impactaram mais de 20 mil pessoas em Lajeado, abrangendo escolas públicas e privadas e fortalecendo os laços familiares e comunitários.
No eixo de Aplicação da Lei, o Pacto Lajeado pela Paz se consolida com a integração entre as forças de segurança. A atuação conjunta entre a Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e a administração municipal possibilita a criação de uma rede colaborativa e com troca de informações estratégicas, fortalecendo as ações de combate à criminalidade e ampliando a sensação de segurança.
Em relação a câmeras de videomonitoramento, Lajeado contava com 16 equipamentos em 2017, e passou para 135 em 2025, todas integradas ao Centro Integrado de Operações e Emergência, com cobertura nos 28 bairros da cidade. Os índices de criminalidade refletem o impacto dessas ações: os homicídios reduziram de 30 em 2014, para seis em 2025. Os roubos a pedestres, de 113 em 2018 para nove, e os roubos de veículos, de 14 em 2022 para apenas dois em 2025.
Conforme a prefeita Gláucia Schumacher, os resultados refletem o compromisso que a administração municipal tem em investir em programas socioemocionais que fortalecem o cuidado com as pessoas e promovem a cultura de paz e a prevenção da violência.
- Esses dados comprovam que o Pacto Lajeado pela Paz é um programa que está dando certo no município, porque já percebemos a mudança no dia a dia das escolas. São ações que acolhem crianças, jovens e também seus familiares. Mais de 20 mil pessoas já foram impactadas, e seguimos ampliando esse círculo de paz no município – destacou a prefeita.
Confira a apresentação dos resultados do Pacto Lajeado pela Paz clicando aqui.
Texto: Laura Mallmann
Fotos: Créditos nas fotos
Editoriais
Pacto Lajeado pela Paz
Compartilhe:
de
13