Meio Ambiente
Prefeitura de Lajeado reforça equipes de coleta de lixo
14/10/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

Após reunião com o Ministério Público na última sexta-feira, 10/10, a Prefeitura de Lajeado definiu novas medidas para garantir a regularidade na coleta de lixo do município. Ainda nesta semana será encaminhada a contratação emergencial de uma empresa que será acionada pontualmente quando a atual prestadora do serviço, a Coleturb, estiver com as equipes incompletas.
A administração municipal já vinha reforçando a operação com equipes próprias, porém a alta demanda exigiu esse novo acréscimo no serviço.
A contratação emergencial não implicará em custo adicional ao município porque a Coleturb só recebe de acordo com o volume coletado.
Situação da licitação
O atual contrato de coleta de lixo funciona de forma temporária. Uma licitação foi feita no dia 18/09 para contratar uma nova empresa que assumirá o serviço de forma definitiva. As duas empresas que ficaram em primeiro lugar na licitação foram desclassificadas porque não apresentaram os documentos requisitados. Atualmente, está sendo feita a análise documental da terceira colocada da licitação, que apresentou nesta terça-feira, 14/10, a documentação complementar exigida pelo edital.
Esta análise é fundamental para assegurar que a empresa possua capacidade técnica e financeira para executar o contrato, evitando problemas operacionais.
Estudo técnico
A Prefeitura de Lajeado contratou um estudo técnico, elaborado pela empresa Azimute Saneamento e Meio Ambiente, de Santa Catarina, com base em boas práticas de municípios referência no país. O estudo fez um diagnóstico e foi elaborado a partir da análise dos dados atuais de geração de resíduos, rotas de coleta, volume recolhido e demandas identificadas no município. A licitação foi elaborada com base neste estudo técnico.
Principais mudanças no novo sistema, apontadas pelo estudo:
Coleta comum
- Implantação inicial de 500 contêineres em regiões de maior densidade populacional, permitindo coleta mecanizada.
- Readequação de rotas e horários, com aumento de 9 para 12 equipes de coleta.
Coleta seletiva
- Ampliação de 1 para 3 equipes dedicadas.
- Instalação de 41 ecopontos (ponto de recebimento de entrega voluntária de materiais recicláveis) de pequeno porte em escolas municipais.
- Instalação de 7 ecopontos em praças e parques principais.
- Criação de ações permanentes de educação ambiental, com profissional da própria empresa atuando em escolas e associações de bairro.
- Distribuição de embalagens plásticas para facilitar a separação do lixo seco.
Outras adequações
- Cumprimento das exigências da Norma Regulamentadora NR-38.
- Salário 20% acima do piso da categoria, visando atrair mão de obra qualificada e reduzir a rotatividade.
Para dúvidas ou problemas com a coleta de lixo, entre em contato com a SEMA pelo WhatsApp (51) 3982-1000, opção "Meio Ambiente".
Editoriais
Meio Ambiente
Compartilhe:
de
0