Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Prefeitura de Lajeado adere ao programa Primeira Infância Melhor, do Governo do Estado

25/09/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), aderiu, nesta semana, ao programa Primeira Infância Melhor (PIM). O programa consiste em atendimentos domiciliares realizados por visitadores, supervisionados pelo Grupo Técnico Municipal. As visitas têm como prioridade famílias com crianças até 3 anos e gestantes, com objetivo de acompanhar no seu desenvolvimento físico e cognitivo. O programa terá início no bairro Santo Antônio e nos condomínios Novo Tempo, no mesmo bairro.

Os atendimentos são planejados a partir do Plano Singular de Atendimento (PSA), um documento que guia as visitas domiciliares e atividades do programa, construído em diálogo permanente com a família e com os profissionais que realizam o acompanhamento. Neste documento será possível verificar e reconhecer as especificidades de cada família, sendo possível definir as ações a serem desenvolvidas.

O programa conta com uma equipe multidisciplinar. Além da Sesa, também participarão do programa as Secretarias de Educação (SED) e de Desenvolvimento Social (SMDS). A representante da Sesa é a enfermeira Márcia Kilian, da Educação, a professora Cláudia Terres Ferreira, e da SMDS, a assistente social Nicela Wendt.

O município já fez a habilitação junto ao Estado e o grupo técnico municipal já está trabalhando no planejamento e organização do programa. O grupo técnico é formado por profissionais das três secretarias citadas, e posteriormente, serão contratados visitadores e monitores para o início das visitas.

A secretária de Saúde (Sesa), Giovanna Linhares, destaca a importância de atuar com a saúde nesta fase da infância.

- Atuar na primeira infância é fundamental, porque esse período é considerado a fase mais determinante do desenvolvimento humano. Diversos estudos em saúde e educação mostram que as experiências vividas nessa etapa têm impacto direto no aprendizado, no comportamento, na saúde física e mental e até mesmo nas oportunidades de vida adulta. Ao aderir ao Programa Primeira Infância Melhor, Lajeado fortalece a atenção integral às crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, promovendo o acompanhamento adequado, além de orientação parental. Isso significa mais equidade, prevenção de desigualdades, economia em saúde no futuro e integração entre saúde, educação e assistência social. Estamos investindo no futuro das crianças do município - avalia a secretária.

Métodos do programa

Os métodos do programa buscam desenvolver conhecimentos de saúde, educação, cultura e desenvolvimento social, e utilizam uma abordagem, que incorpora brincadeiras e jogos, e valoriza o potencial brincante das crianças e famílias nos processos de ensino e aprendizagem.

As famílias que recebem o atendimento são selecionadas pela equipe de saúde, levando em conta questões de vulnerabilidade que foram identificadas anteriormente. A participação das famílias é voluntária e a data e o horário das visitas serão marcados de acordo com a disponibilidade e interesse do grupo familiar.

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas