Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Saúde

Lajeado recebe selo Município Amigo da Vacina por atingir metas de vacinação em 2024

20/08/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Lajeado está entre os 415 municípios gaúchos reconhecidos pelo Governo do Estado por terem atingido as metas de vacinação em 2024. O município recebeu, nesta quarta-feira, 20/08, o selo Município Amigo da Vacina, concedido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). A cerimônia de entrega do selo ocorreu no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

A certificação valoriza os municípios que alcançaram os índices de cobertura vacinal preconizados para três imunizantes: pentavalente, tríplice viral e HPV.

Lajeado atingiu 99% de cobertura da vacina pentavalente na categoria Baby (meta mínima de 95%); 107% na tríplice viral da categoria Dente de Leite; e, na vacina do HPV, alcançou 90% entre as meninas e 71% entre os meninos na categoria Teen.

O certificado foi entregue pela secretária Estadual de Saúde, Arita Bergmann, para a secretária de Saúde de Lajeado, Giovanna Linhares, e para a coordenadora do departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Demarchi.

Conforme a secretária de Saúde de Lajeado, Giovanna Linhares, o certificado recebido representa o reconhecimento do esforço coletivo das equipes de saúde e das famílias que confiam na vacinação como forma de prevenção.

- É com grande satisfação que recebemos este certificado, pois é um momento de reconhecimento da dedicação de toda a equipe envolvida no processo de vacinação, desde a equipe da Central de vacinas, coordenação de vigilância em saúde, transporte, equipes de atenção primária, da qual fazem parte os vacinadores, e também das famílias que reconhecem a importância da vacinação como uma importante estratégia de prevenção de doenças imunopreveníveis. Nosso esforço é diário, através das salas de vacinas abertas diariamente em todo o nosso território, através da ampliação do acesso em unidades com horário estendido e através dos sábados de vacinação, assegurando que cada criança tenha acesso ao que é de direito, uma vida saudável e protegida. Reiteramos o comprometimento em continuar investindo para alcançarmos resultados cada vez melhores, pois investir em vacinação é investir no futuro das crianças e adolescentes - destacou Giovanna.

O selo tem como objetivo incentivar e reconhecer as estratégias adotadas para ampliar a adesão da comunidade às vacinas, especialmente em crianças e adolescentes.

Editoriais

Saúde

Compartilhe:

de

0

Leia notícias relacionadas