Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Social

Atividades marcam o Dia da Mulher Negra Latina-Americana Caribenha em Lajeado

24/07/2025

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), realizou, nesta quinta-feira, 24/07, atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher Negra Latina-Americana Caribenha, que é comemorado no dia  25 de julho. O evento contou com a participação de  três personalidades negras de destaque na comunidade: a vereadora e mestre, Rosane Cardoso, a supervisora de educação inclusiva, Maria Neusa Souza, e a coordenadora do Cras - Espaço de Todos Nós, Tatiane Machado. A prefeita, Gláucia Schumacher, e a titular da SMDS, Eliana Heberle, participaram da abertura do evento. 
 

No encontro, foram debatidas pautas sobre o empoderamento e educação da população negra, assuntos como leis, cotas raciais, autocuidado e vivências do cotidiano. 
 

A convidada Maria Neusa Souza destacou a importância do empoderamento da mulher negra na sociedade.
 

- Precisamos nos empoderar. O empoderamento é fundamental em todas as áreas. Acredito que devemos, sim, afirmar 'Eu tenho voz e me represento' - afirmou Maria Neusa.

 

Tatiane Machado compartilhou sua trajetória até se tornar coordenadora do Cras - Espaço de Todos Nós, do bairro Santo André.
 

- Estamos em evidência e precisamos provar, todos os dias, que somos capazes. Fico muito feliz com essa oportunidade, porque comecei como recepcionista no Cras e, hoje, sou coordenadora. Desde que assumi este posto, em fevereiro, me transformei completamente - relatou Tatiane.
 

A vereadora Rosane Cardoso falou sobre a importância de valorizar as próprias raízes.
 

- Em nenhum momento vocês vão me ouvir falar sobre a minha trajetória sem mencionar meus pais. Não podemos e não devemos jamais ter vergonha das nossas origens. Tenho um orgulho enorme deles, que, mesmo sendo analfabetos e trabalhando desde muito jovens, sempre fizeram questão de nos oferecer educação - relembrou Rosane.

 

A programação também incluiu oficinas de autocuidado, abordando a maquiagem para a pele negra e finalizações, penteados e cuidados específicos do cabelo cacheado e crespo.
 

Após a roda de conversa e a oficina, os presentes participaram de uma confraternização. 

Editoriais

Desenvolvimento Social

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas