Notícias
Segurança Pública
Guarda Civil Municipal de Lajeado inicia treinamento de patrulha comunitária
15/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Isabella Giasson

O curso de formação de Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Lajeado iniciou a etapa de treinamento de patrulha comunitária nesta terça-feira, 15/07. A primeira ação foi no bairro Conventos, e segue nesta quarta-feira, 16/07, no Centro, para aproximação com a área comercial. Esta é a primeira etapa do treinamento em que os agentes têm interação com o público externo.
A Guarda Civil Municipal atuará em ocorrências de baixo potencial ofensivo e de proteção ao patrimônio público. Conforme o coordenador da GCM, Vinícius Renner, esta atividade é essencial para aproximar o efetivo da comunidade.
- Esta etapa do treinamento é fundamental para inserir os agentes nas situações que farão parte do seu cotidiano. A Guarda tem a missão de proteger a comunidade e, por isso, essa vivência é tão relevante. Eles precisam dialogar com os moradores, entender as demandas, conhecer e compreender quem circula pelos locais – explica o coordenador.
Treinamento
Nesta terça-feira, os agentes estiveram no bairro Conventos, onde circularam pelo comércio e dialogaram com a comunidade. De acordo com o agente em treinamento, Gabriel Becker, durante a visita foram repassadas orientações e informações aos comerciantes da região.
- Pela manhã, já conversamos com os comerciantes, apresentando o funcionamento da Patrulha Comunitária e reforçando que estamos aqui para estreitar ainda mais os laços com a comunidade. Nosso objetivo é compreender melhor a realidade local, para oferecer apoio não só em questões de segurança, mas em diversas demandas do cotidiano - explica Becker.
Guarda Civil Municipal
A Guarda Civil Municipal de Lajeado, instituída pela Lei nº 11.719, de 11 de abril de 2024, é um órgão vinculado à Secretaria de Segurança Pública (Sesp) de Lajeado. Após a conclusão do curso de formação, os guardas habilitados portarão armamento e uniforme, desempenhando funções de proteção municipal preventiva, proteção de bens, operação e fiscalização de trânsito, com poderes de polícia administrativa e de trânsito.
A Guarda Civil deve ser constituída exclusivamente por servidores públicos efetivos. Após a conclusão do curso os agentes participantes serão submetidos à provas de aptidão física, psicotécnica e também à exames toxicológicos, e se aprovados poderão desempenhar as funções de Guarda Civil Municipal. Já aqueles que não obtiverem aprovação continuarão exercendo exclusivamente as atividades de fiscalização de trânsito.
O curso
O curso é ministrado pela Academia de Formação de Guardas Municipais de Gravataí e ocorre desde março. A formação total tem 840 horas-aula e duração de nove meses.
Durante o curso, os agentes serão submetidos à provas de aptidão física, psicotécnica e também à exames toxicológicos.
São 15 disciplinas ao longo do curso, com avaliações de aprendizagem com exigência mínima de 70%. Com relação à frequência, será exigido pelo menos 80% de participação nas aulas.
Editoriais
Segurança Pública
Compartilhe:
de
2