Notícias
Pacto Lajeado pela Paz e Educação
Ministério da Educação visita Lajeado para conhecer ações de Justiça Restaurativa desenvolvidas no município
02/07/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
A Prefeitura de Lajeado, por meio do Pacto Lajeado Pela Paz, recebe, nesta sexta-feira, 04/07, uma comitiva do Ministério da Educação (MEC), formado pela Coordenação do Programa Escola que Protege com assessoria técnica da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O objetivo da visita é conhecer experiências e boas práticas relacionadas à Justiça Restaurativa desenvolvidas em escolas do município. O evento ocorre no período da manhã na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Santo Antônio e no período da tarde no Laboratório de Inovação Governamental e Social de Lajeado (Labilá).
A visita, segundo o MEC, será para reconhecer e incentivar iniciativas que contribuam para a prevenção da violência e o fortalecimento do diálogo nas comunidades escolares. A comitiva estará no município para ouvir os relatos de escolas municipais, estaduais, privadas e universidades que desenvolvem boas práticas para diminuir a violência escolar.
A programação contará com a presença do Desembargador Leoberto Brancher, idealizador da Justiça Restaurativa no Brasil e consultor do programa, que mediará os diálogos e atividades ao longo do dia.
A visita
Na parte da manhã, às 10h, a comitiva visita a EEEM Santo Antônio, rua Roque Biasu dos Santos, bairro Santo Antônio. O Pacto Lajeado Pela Paz estará presente no momento para organização e na condução da comitiva.
No período da tarde, das 14h30 às 18h, as atividades ocorrem no Labilá, rua Marechal Deodoro, 379, Centro. A programação contará com representantes do Judiciário, Ministério Público, MEC, administração municipal e de representantes do Pacto Lajeado pela Paz para diálogo sobre as ações
O evento será para gestores escolares, educadores e representantes de instituições envolvidas com a promoção de uma cultura de paz nas escolas.
Programação completa da tarde:
14h30 – Painel: Justiça Restaurativa como Política Pública de Pacificação Social
15h30 – Apresentação de trabalhos de escolas com boas práticas
16h30 – Bate-papo interativo com os participantes
17h30 – Encerramento
Editoriais
Pacto Lajeado pela Paz e Educação
Compartilhe:
de
2