Notícias
Planejamento
1ª Conferência Municipal das Cidades define propostas e elege delegados para Conferência Estadual
20/06/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A 1ª Conferência Municipal das Cidades, organizada por movimentos sociais, sociedade civil e Prefeitura de Lajeado, ocorreu na quinta-feira, 19/06, no CTG Raízes do Sul, no bairro Moinhos. No encontro, foram eleitos os delegados representantes do município que participarão da Conferência Estadual, que ocorre de 29 a 31 de agosto de 2025, em Porto Alegre.
A Conferência Municipal das Cidades, que foi organizada e presidida por Sophia Maia Holz com o apoio de uma comissão organizadora, contou com a presença dos representantes da administração municipal Francini Ledur, Chefe de Gabinete da Prefeita, e do secretário do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade, Alex Schmitt, e de representantes do Poder Legislativo do município, entidade acadêmica, movimentos populares e organizações não-governamentais.
Com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento começou com a leitura e aprovação do regimento interno e seguiu com as palestras “Articulação entre os principais setores urbanos e com o planejamento das políticas públicas (Mobilidade Urbana, Regularização Fundiária, Habitação e Saneamento)”, com Guilherme Weiss Niedermayer, “Gestão estratégica e financiamento (Desenvolvimento Econômico, Inovação com Justiça Social, Governança Colaborativa e Participação Cidadã)”, com Tiago Guerra, e por fim com a palestra “Grandes temas transversais (Sustentabilidade Ambiental e Emergência Climática)”, com André Jasper.
Durante a tarde, os participantes trabalharam em grupos sobre eixos temáticos.
Confira as propostas que serão apresentadas na Conferência Estadual:
- Eixo 1 - Habitação: Desenvolvimento de programas habitacionais universais para famílias que excedem o teto de renda do programa Minha Casa Minha Vida calamidade e institucional faixa 1 e 2.
- Eixo 1 - Desapropriação e permuta de áreas, de zonas de altíssimo risco curto prazo, e alto e médio a longo prazo, transformando em parques ou locais de reflorestamento, considerando os aspectos culturais e sociais com processo participativo da comunidade atingida e programa permanente com os três entes da federação de realocação imediata de pessoas que estão em áreas de risco.
- Eixo 2 - Programas de financiamento para estruturação da malha viária urbana, com adequação das vias existentes e novas vias projetadas com planejamento para transportes coletivos e drenagem pluvial.
- Eixo 3 - Descentralização de acesso aos serviços básicos e educação ambiental pensando em proporcionar espaços sustentáveis, com a redução das ilhas de calor através de programas de reestruturação da vegetação em contexto urbano e de matas ciliares.
Os representantes de Lajeado na Conferência Estadual foram eleitos durante a conferência:
Delegados titulares:
- Sophia Maia Holz - Movimento Social
- Rocheliel Albuquerque - Movimento Social
- Anna Rosa dos Santos Bispo - Movimento Social
- Marco Leoni Deboer Salvi - Poder Executivo Municipal
- Vanderlei Adriano da Silva - Organizações Não Governamentais
- Clara Frantz - Movimento Social
Delegados suplentes:
- Alex Schmitt - Poder Executivo Municipal
- Bruna Zanoni Ruthner - Entidades Profissionais, Acadêmicas e de Pesquisa
- Nadini da Silva - Organizações Não Governamentais
- Ildo Paulo Salvi - Poder Legislativo Municipal
Editoriais
Planejamento
Compartilhe:
de
3