Notícias
Saúde
Secretaria da Saúde de Lajeado adota Estratégia de Resgate para Vacinação de adolescentes contra o HPV
08/05/2025
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Rafael Grün

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal de adolescentes entre 15 e 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV, a Secretaria da Saúde (SESA) de Lajeado adotou no início de maio a Estratégia de Resgate para imunizar este público-alvo.
Para tanto, durante 90 dias, iniciando pelo dia 05 de maio, todas salas de vacinação do município aplicarão a vacina contra o HPV no público da faixa etária dos 15 aos 19 anos, uma vez que a vacinação contra o HPV, rotineiramente, ocorre para a faixa etária dos 9 aos 14 anos. Atualmente, Lajeado possui 2.327 adolescentes na faixa etária dos 15 aos 19 anos que não foram vacinados contra o HPV.
Além de disponibilizar a possibilidade de vacinação em eventos e ações específicas da SESA, visando alcançar o maior número de adolescentes, a divulgação da estratégia também será reforçada nas escolas das três redes de ensino de Lajeado. Caso, após essa mobilização inicial da SESA, não ocorra uma adesão de 80% por parte do público-alvo a ser vacinado, a secretaria não descarta a criação de um cronograma de vacinação nas escolas, facilitando o acesso dos adolescentes.
A vacinação contra o HPV ocorre com uma única dose e previne contra diversos tipos de câncer, como câncer de colo do útero, de vulva, pênis, ânus, orofaringe e também verrugas genitais.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SESA, Juliana Demarchi, destaca que neste sábado, dia 10/05, das 8h às 14h, o Posto de Saúde do Centro, localizado na Rua Cel. Júlio May, 383, estará aberto para vacinação, incluindo contra a Influenza.
Confira os horários das salas de vacinação de Lajeado clicando aqui.
Texto e foto: Rafael Scheeren Grün
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
0