Notícias
Saúde
Secretaria de Saúde de Lajeado apresenta balanço das ações e ampliação dos investimentos
17/12/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Francini Ledur

A Secretaria de Saúde (Sesa) de Lajeado apresentou os dados da gestão 2017-2024 na segunda-feira, 16/12, em reunião no Laboratório de Inovação Social e Governamental de Lajeado, o Labilá. Entre os destaques está o incremento do orçamento da Secretaria, que no período passou de R$ 89 milhões para os atuais R$ 187 milhões. Participaram da apresentação servidores da Saúde, vereadores, representantes do Hospital Bruno Born e do Conselho Municipal de Saúde e profissionais da imprensa.
O titular da pasta, Cláudio André Klein, apresentou as principais conquistas da gestão, ressaltando a significativa evolução do orçamento, investimentos em equipamentos e as melhorias estruturais essenciais para a saúde do município, que resultam em avanços constantes para a comunidade.
- A nossa capacidade de investimentos em saúde mais que duplicou neste período. Isso é resultado de um trabalho consciente e constante, com foco na melhoria dos serviços da atenção básica à saúde. Mas nós vamos além da atenção básica. Buscamos aprimorar cada vez mais os atendimentos especializados nos Caps, na Casa Verde, no Espaço A, na realização de mutirões de cirurgias eletivas, entre outras iniciativas – explicou Klein.
Entre os destaques da apresentação, está a conclusão de novos espaços como o Posto de Saúde Novo Tempo, no bairro Santo Antônio, a Academia de Saúde no bairro Jardim do Cedro, a Casa Verde, que é um Centro de Atendimento dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, e o Espaço A, uma clínica para diagnóstico e avaliação de crianças e adolescentes de Lajeado, dos 4 aos 18 anos de idade, com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Sesa também realizou mudanças de endereço de serviços para espaços não alagáveis neste período, como o caso da Farmácia Escola, que se tornou a Farmácia Municipal, um serviço mais completo para a comunidade.
Para o futuro, a Sesa projeta uma nova unidade para o Posto de Saúde do bairro São Cristóvão, a reforma do Posto de Saúde do Montanha, a ampliação da recepção e nova entrada para a UPA, e o CAPS Infanto Juvenil.
Durante a apresentação também foram destacados atendimentos da atenção primária, atenção especializada, farmácia municipal, Unidade Especializada de Saúde e Vigilâncias Sanitária, Epidemiológica e Ambiental.
Confira a apresentação completa clicando aqui.
Editoriais
Saúde
Compartilhe:
de
2