Notícias
Cultura
Festa Afro encerra a programação do Mês da Consciência Negra de Lajeado
21/11/2024
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e o Centro de Cultura Afro Brasileira de Lajeado realizaram na quarta-feira, 20/11, a Festa Afro, que integrava a programação do Mês da Consciência Negra de Lajeado. O evento ocorreu na casa de eventos Têca Eventos, no bairro Montanha. Pela primeira vez, o dia 20/11 foi feriado em todo o território nacional para celebrar o Dia da Consciência Negra.
Na abertura do evento, a presidente do Centro de Cultura Afro Brasileira de Lajeado, Lisete Machado, destacou em seu pronunciamento a luta pela igualdade.
- Precisamos trabalhar juntos por um mundo mais justo e igualitário, onde a diversidade seja valorizada e respeitada - avaliou Lisete.
A Secretária da Cultura, Esporte e Lazer, Talita Santana Fracalossi, ressaltou que a data é de celebração, mas também reforça a importância da valorização da consciência negra.
- Eu, como filha de mulher negra, aprendi desde pequena a importância da luta e do respeito. Sei que precisamos honrar nossas origens e que sou uma agente muito importante de construção para o futuro, para os meus sobrinhos e para as crianças - acrescentou Talita.
O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destacou a importância da união e da luta contínua contra qualquer forma de abuso ou discriminação racial.
- Apesar dos extremismos, a grande maioria da população aprendeu o que se ensinou há um tempo atrás, e agora depende da gente dar mais força e mais ênfase para que de fato qualquer tipo de abuso ou discriminação, seja contra cor, etnia e raça, deixe de existir - refletiu o prefeito.
O evento seguiu com a palestra “Consciência Negra: uma construção necessária para todos nós”, ministrada por Nadini da Silva, onde destacou a Lei Áurea e personalidades negras marcantes na história do mundo. O evento seguiu com roda de samba do grupo Pagode do Rangel e a roda de capoeira conduzida pelo Mestre Karkará.
Durante a tarde, ocorreu a apresentação do Grupo de Danças “Identidade - Danças brasileiras e afro-brasileiras”. O encerramento foi com uma escola de samba que apresentou o projeto “Da Imaginação para a Avenida”.
Programação em Lajeado
A programação do Mês da Consciência Negra teve início no dia 13 de novembro com a Exposição “Yabás”, que mostrou, por meio de fotografias, a ancestralidade e o protagonismo da mulher afro-brasileira. A programação seguiu com a Hora do Conto Afro, voltada para alunos do Ensino Fundamental, proporcionando uma imersão na cultura e nas histórias afro-brasileiras. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lajeado organizou o Cine Cras Afro que promoveu a exibição de dois filmes sobre reflexão e conscientização.
Editoriais
Cultura
Compartilhe:
de
6