Leilão presencial de bens móveis da Prefeitura de Lajeado arrecada R$ 14.805,00

25/04/2024

Créditos: Rafael Grün

A Prefeitura de Lajeado realizou nesta quinta-feira, 25/04, um leilão público de bens móveis em que foi arrecadado R$ 14.805,00 com a venda de 16 lotes. Ainda é necessário contabilizar os valores com a venda de óleo usado, que deverá ter sua quantidade aferida para que seja possível quantificar em valores o que será arrecadado pelo município.

Itens como compressores, nebulizadores, móveis, equipamentos de informática, de áudio e vídeo, aparelhos de ar-condicionado, cadeiras, eletrodomésticos e automóvel formaram a lista dos 52 lotes oferecidos no leilão. Um novo leilão deve ser realizado pela prefeitura no segundo semestre de 2024, em data a ser definida.

Saiba mais

- O que são bens inservíveis: são aqueles que não têm mais serventia ou uso para o município, seja porque estão velhos ou estragados ou apenas porque não têm mais utilidade. Isso significa que, inclusive, materiais em bom estado de conservação podem ser descartados por não estarem sendo utilizados. No entendimento legal, guardar um bem sem uso é desperdício, porque gera depreciação, e o mesmo bem, quando leiloado, pode gerar recursos para o município.

- Cada órgão da prefeitura define quais dos seus bens serão encaminhados para leilão, podendo os bens serem destinados para outro órgão municipal que manifestar interesse por ele. Não há periodicidade estabelecida em lei, então cada município pode definir quando realizar um leilão, conforme sua necessidade.

- Segundo a lei, se a recuperação ou conserto de um bem custar mais do que 50% do valor de um bem novo, o bem estragado deverá ser leiloado. Esta medida é para que não se torne economicamente inviável para o município consertar o bem.