Fazenda

Moradores de Lajeado cadastrados no Nota Fiscal Gaúcha têm R$ 410 mil para resgatar

23/04/2024

Créditos: Laura Mallmann

Cerca de 26 mil moradores de Lajeado cadastrados no Nota Fiscal Gaúcha (NFG) poderão resgatar valores do programa Receita Certa. O programa é uma modalidade de cashback (método de pagamento em que o contribuinte recebe de volta parte do dinheiro gasto em compras). O valor disponível para recebimento dos cadastrados é de cerca de R$ 410 mil, referente ao último trimestre do ano de 2023. Desde o início do Receita Certa, em 2021, já foram distribuídos em Lajeado mais de R$ 3,8 milhões aos participantes. O período para solicitação do resgate de valor já está aberto e se encerra em 13 de julho.

Para solicitar o resgate do Receita Certa, os participantes podem utilizar o aplicativo ou o site do NFG, efetuar o login e acessar a aba “Meus prêmios”. As opções de resgate incluem Pix e depósito em conta-corrente ou poupança ativa do banco Banrisul. O repasse ocorre apenas para contas vinculadas ao CPF cadastrado no programa.

Como funciona o cálculo do programa?

O secretário da Fazenda de Lajeado, Rafael Spengler, explica que, conforme as regras do programa, há cashback aos contribuintes se houver aumento acima da inflação na arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do varejo.

- Dessa vez não houve aumento acima da inflação na arrecadação do ICMS, mas como houve um saldo de valores que não foram retirados por contribuintes cadastrados em trimestres anteriores, esse saldo será redistribuído agora – explica Spengler.

Sorteios mensais de prêmio também em Lajeado

A cada mês, junto com os sorteios mensais realizados pelo programa Nota Fiscal Gaúcha, a Prefeitura de Lajeado também sorteia três prêmios no valor de R$ 250 cada um por meio da plataforma do programa. Os ganhadores têm até 25 de junho de 2024 para resgatar seus prêmios.

Ganhadores do mês de março:

- Marcos Erichsen Heberle, de Lajeado, com o bilhete número 216.777.

- Adriano da Silva Guahyba, de Lajeado, com o bilhete número 360.241.

- André Fabrício Griebeler, de Bom Retiro do Sul, com o bilhete número 81.557.

Vencedores de meses anteriores

- Leonardo Melo da Silva, de Lajeado, com o bilhete número 511.186, deve resgatar o prêmio até o dia 30 de abril de 2024.

- Vanusa Cristiny Mueller, de Estrela, com o bilhete número 471.161, deve resgatar o prêmio até o dia 28 de maio de 2024.

Os ganhadores podem entrar em contato com os servidores Alice ou Diosefer por meio dos e-mails alice.schnack@lajeado.rs.gov.br ou diosefer.trindade@lajeado.rs.gov.br, ou presencialmente na Secretaria da Fazenda, portando documentos de identificação para solicitar o resgate de seus prêmios.

Vantagens do NFG

Com mais de 3,6 milhões de participantes, o NFG é um programa que incentiva os contribuintes a incluir o número do CPF nas notas fiscais durante suas compras. Conheça as modalidades do programa:

Sorteios Mensais

Sorteio realizado após a última quarta-feira de cada mês. São distribuídos prêmios de R$ 50 mil, R$ 5 mil e R$ 1 mil. No mês de dezembro, a premiação principal é de R$ 100 mil. Todos os inscritos no NFG que incluem o CPF na nota fiscal no período válido participam do sorteio automaticamente.

Receita da Sorte: são prêmios instantâneos diários de R$ 500, R$ 50, R$ 10 e R$ 5, totalizando R$ 24 mil por dia. Em datas especiais, as premiações chegam a R$ 1 mil. Os contribuintes podem concorrer ao fazer a leitura do QR Code do documento fiscal por meio do aplicativo do NFG.

Bom Cidadão: a inclusão do CPF em notas fiscais proporciona descontos no valor do IPVA de acordo com a quantidade de notas fiscais naquele CPF. O desconto varia de 5% para quem acumula 150 notas ou mais, e de até 1% para quem acumula de 51 a 99 notas.

Repasse a Entidades: os participantes do NFG podem escolher entidades de sua região que atuem nas áreas de assistência social, educação, saúde e proteção animal para receber repasses em dinheiro. É possível indicar até cinco entidades.

Fazenda