Desenvolvimento Econômico

Palestra sobre rotulagem de alimentos encerra 3º Seminário Diga SIM à Qualidade

Créditos: Laura Mallmann

Com o objetivo de conscientizar e compartilhar conhecimentos sobre as boas práticas na produção de alimentos, a Prefeitura de Lajeado, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), realizou o 3º Seminário Diga SIM à Qualidade. O segundo e último dia de palestras, nesta quinta-feira, 11/04, abordou o tema “Rotulagem de Alimentos - Atualização de legislação, tópicos importantes para produção de um rótulo que dê segurança para o consumidor”, com a médica veterinária e proprietária de uma empresa na área de consultoria de alimentos, Ana Carolina Cittolin.

O seminário ocorreu no auditório do Prédio 11 da Univates e reuniu cerca de 180 pessoas da comunidade envolvidas na produção de alimentos, desde empreendedores até estudantes da área. Conforme a coordenadora do SIM, Paula Luciana Kern, o evento abordou questões teóricas e práticas sobre a produção de alimentos de origem animal, rotulagem, redes sociais para a área e muito mais.

- Nossa ideia com o seminário é compartilhar o conhecimento do SIM e dos assuntos que são tratados neste serviço. É um trabalho de educação. Recebemos pessoas de outras cidades, de fora da região, de empresas locais. Muitas pessoas participam do seminário para tirar dúvidas e se especializar na área quando voltam para suas cidades - ressalta a coordenadora.

O seminário tratou de temas como rastreabilidade e recall dos produtos de origem animal no processo de industrialização das agroindústrias de pequeno porte, importância das mídias digitais na área dos alimentos, etapas e cuidados na produção de embutidos e rotulagem de alimentos.

Participação de outras prefeituras

O seminário atraiu representantes de outras prefeituras gaúchas. A veterinária e fiscal do SIM da Prefeitura de Alto Alegre, Joarene dos Santos, veio pela primeira vez ao seminário em Lajeado.

- Gostei dos temas que seriam tratados no seminário e me inscrevi. Os temas são importantes e geram muitas dúvidas, principalmente em municípios de menor porte. Temos questões de legislações que mudam frequentemente e, quando esses temas são tratados em palestras, conseguimos esclarecer dúvidas, nos atualizar e entender assuntos na prática – conta Joarene.

Rogério Kissmann, veterinário do SIM da Prefeitura de Não-Me-Toque, viajou cerca de 170 quilômetros para participar do seminário. Para ele, o evento é muito interessante para agregar conhecimento e se atualizar.

- Fiquei sabendo do evento e gostei dos temas que seriam tratados nas palestras. Nesta área, é sempre importante estar atualizado e buscar conhecimento – explica Kissmann.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Desenvolvimento Econômico