Desenvolvimento Econômico

Prefeitura de Lajeado realiza 3º Seminário Diga SIM à Qualidade

05/04/2024

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), realiza nos dias 10 e 11 de abril o 3º Seminário Diga SIM à Qualidade. O evento ocorre no auditório do Prédio 11 da Univates e abordará temas relacionados ao ramo de fabricação de produtos de origem animal e autocontrole de produção.

O objetivo do seminário é disseminar os conhecimentos que envolvem as boas práticas na produção de alimentos, promovendo a saúde animal, humana e do meio ambiente, a partir da conscientização de todos os segmentos da cadeia produtiva e da sociedade em geral.

A programação conta com palestras sobre rastreabilidade e recall dos produtos de origem animal, tecnologia dos alimentos, mídias digitais na área dos alimentos e rotulagem de alimentos. Veja a programação completa abaixo.

- Chegamos à 3ª edição do seminário, e o evento já se consolidou como parte do programa de Educação Sanitária Municipal, atendendo a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI). O seminário é uma forma de trazer novidades e formas de inovação sobre a produção de alimentos – explica a coordenadora do SIM, Paula Luciana Kern.

O seminário é direcionado à comunidade envolvida na produção de alimentos, desde o empreendedor até estudantes da área.

10/04 - Quarta-feira

8h30 - Formação da mesa das autoridades e apoio do evento

9h - Palestra com Débora Brum com o tema “Rastreabilidade e recall dos produtos de origem animal no processo de industrialização das agroindústrias de pequeno porte”

10h - Coffee Break

10h20 - Palestra com Luciano Chaves com o tema “As novas mídias digitais - Importância e oportunidades na área de alimentos”

12h - Intervalo

13h30 - Palestra com Ana Lúcia Correa Lemos com o tema “Tecnologia de Alimentos - Principais etapas e cuidados para produção de embutidos frescais, dessecados e maturados”

15h - Coffee Break

15h20 - Continuação da palestra com Ana Lúcia Correa Lemos

11/04 - Quinta-feira

8h30 - Palestra com Paula Luciana Kern com o tema “Apresentação do SIMplifica - Decreto que regulamenta regime simplificado de fiscalização para unidades de beneficiamento de Carnes e Pescados”

9h - Palestra com Ana Carolina Cittolin com o tema “Rotulagem de Alimentos - Atualização de legislação, tópicos importantes para produção de um rótulo que dê segurança para o consumidor”

10h - Coffee Break

10h20 - Continuação da palestra com Ana Carolina Cittolin

As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever por meio deste link.

Desenvolvimento Econômico