Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura e Educação

Atrações descentralizadas do Sesc Circo levam a arte circense até milhares de crianças de Lajeado

11/04/2024

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Roberta Colombo

A descentralização das atrações já é uma marca do 9º Sesc Circo, evento que é realizado pela primeira vez em Lajeado por meio de parceria entre o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e a Prefeitura Municipal. Por meio da Caravana Cedelinho, de espetáculos em escolas de oito bairros e de uma agenda de oficinas circenses aplicadas em projetos educacionais da cidade, o maior festival circense do Estado estende seus braços para além da Lona instalada na Avenida Piraí. Apenas na rede de ensino, é estimado que um público de 7 mil crianças e adolescentes seja atingido pelas ações, entre turmas que recebem apresentações em sua instituição de ensino ou que são levadas à alguma instituição vizinha ou à Lona para prestigiar o evento.

- É uma alegria poder proporcionar que as crianças tenham esse contato com a linguagem circense e que possam se encantar, assim como nós, adultos, com o talento desses artistas que estamos trazendo à região até o próximo domingo - comenta a coordenadora de Artes Cênicas e Visuais do Sesc/RS, Jane Schoninger. 

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destaca que o acesso à cultura é parte do processo de formação dos pequenos. 

- As oficinas e as apresentações de circo dentro das escolas são uma excelente oportunidade de colocar os jovens em contato com esta arte por meio de atividades lúdicas. É um complemento ao processo de ensino aprendizagem e, especialmente, uma experiência que elas nunca irão esquecer - pontua.

Vindo de Passo Fundo para se apresentar no Sesc Circo, o ator Miraldi Junior, do Grupo Ritornelo, diz-se grato por trabalhar com o público infantil. 

- Tenho uma trajetória de vinte anos, e me apresentar para crianças é sempre muito enriquecedor porque, como público, elas têm uma troca muito mais espontânea com o artista. Assim, nós aprendemos muito com elas - explica. 

Ao lado do colega Guto Pasini, Junior se apresentou com o espetáculo de palhaçaria "Faixa de Graça" em ginásios de escolas dos bairros Jardim do Cedro e Santo Antônio. 

- A figura do palhaço traz um pouco da ingenuidade da infância e isso gera uma identificação com eles. É muito legal - complementa.

Durante a última terça e quarta-feira, o festival também promoveu oficinas circenses junto aos alunos do Projeto Vida, nas unidades Moinhos, São José e Campestre, além da Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Slan). O trabalho foi conduzido pelo porto-alegrense Gabriel Martins, premiado artista que desenvolve pesquisas no hibridismo do circo com a dança contemporânea e o audiovisual. Ele acumula reconhecimentos como o Açorianos de Dança pelo espetáculo ‘’Corpobolados’’ (2015) e o Açorianos de Circo na categoria manipulação de objetos. 

A agenda de espetáculos do 9º Sesc Circo segue até domingo, dia 14/04, e a programação pode ser conferida no site www.sesc-rs.com.br/sesccirco e nas redes sociais do Sesc Lajeado. Os ingressos para os shows na Lona da Avenida Piraí estão com as reservas esgotadas, mas a comunidade ainda pode buscar acesso ao espaço na hora das apresentações, mediante disponibilidade de lugares. No Largo, ao lado da Lona, também ocorrem apresentações circenses em espaço aberto, sem necessidade de reserva de ingresso. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3748-4644 ou WhatsApp (51) 98924-4318.

9º Sesc Circo

Data: De 06 a 14 de abril de 2024

Local: Lona Sesc Circo (Av. Piraí), bairros e escolas municipais de Lajeado

Programação: www.sesc-rs.com.br/sesccirco 

Informações: Pelo telefone (51) 3748-4644 ou WhatsApp (51) 98924-4318

Ingressos antecipados estão esgotados, mas comunidade pode ir ao local dos espetáculos para ingressar conforme disponibilidade de lugares. Largo no entorno da Lona também conta com atrações, sem limite de ocupação

 

Moglia Comunicação Empresarial

Editoriais

Cultura e Educação

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas