Cultura e Educação

Alunos da EMEF Francisco Oscar Karnal pintam muro da escola após aulas de grafite

25/03/2024

Créditos: Laura Mallmann

Cerca de 25 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Francisco Oscar Karnal, do bairro Santo Antônio, participaram de aulas de grafite e transformaram a fachada da escola. Nesta segunda-feira, 25/03, os alunos estavam finalizando a pintura. A iniciativa de transformar o espaço foi da Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e de Educação.

A oficina contou com a participação de duas turmas, com idade mínima de 12 anos, sendo realizados quatro encontros de 2 horas para cada turma. Os encontros foram ministrados pelo artista Samuel Hergesell, que ensinou princípios básicos do grafite e auxiliou os alunos na pintura do muro.

Conforme o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Reckziegel, a escola entrou em contato com a Secel solicitando uma intervenção artística no espaço.

- Em contato com a Secretaria de Educação, tivemos a ideia de realizar uma oficina com alunos para que eles participassem dessa intervenção na própria escola. Foi uma parceria que resultou em uma melhoria para a escola e ainda ensinou novas técnicas para os alunos – explica Reckziegel.

A diretora da EMEF, Marisete Mathes, reforça que a pintura foi uma transformação para a escola.

- Mudou totalmente a fachada da escola. Deu mais vida. Foi uma oficina muito interessante para os alunos e também para o visual da escola. Os alunos amaram participar. Eles saiam dos encontros e vinham correndo nos contar os aprendizados. Eles ficaram muito entusiasmados – relata a diretora.

Participação

Os alunos Tauã Padilha, 13 anos, Brenda Emanuelly Pacheco, 12, Thaila Schneider da Silva, 13, Muriel Natan da Silva Noll, 12, Maria Eduarda da Cruz, 14, e Isabele Becker, 11, estavam empolgados com a pintura do muro. Nenhum deles tinha praticado grafite antes.

- Foi uma experiência muito legal. Gostei muito de aprender as técnicas e pintar o muro. Já conhecia o grafite de vídeos na internet, mas nunca tinha tido contato na prática – conta Tauã.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Cultura e Educação