Meio Ambiente

Palestra sobre soluções para o clima e enchentes encerra programação da Semana da Água em Lajeado

01/04/2024

Para encerrar a programação da Semana Municipal da Água, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), realiza a palestra “Soluções para o clima e enchentes locais: telhados verdes”, no sábado, 06/04, a partir das 15h. A Semana Municipal da Água iniciou dia 18 de março e contou com campanhas educativas, ações com a comunidade, entre outras atividades. A Semana da Água tem o mesmo tema da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) “A água nos une, o clima nos move”.

A palestra “Soluções para o clima e enchentes locais: telhados verdes” será ministrada pelos palestrantes Catarina Feijó e Cristiano Medri. Catarina é arquiteta e urbanista e atua contribuindo com o desenvolvimento de projetos de biodiversidade para diferentes estados do Brasil, vinculada à empresa Ecotelhado. Já Medri é biólogo, doutor em Ciências Ambientais, professor da Universidade Estadual de Londrina e pesquisador sobre o potencial ornamental da flora brasileira e o desenvolvimento de soluções baseadas na natureza para o paisagismo, como telhados verdes e florestas de jardim.

A palestra ocorre no auditório do Jardim Botânico de Lajeado, a partir das 15h. Os interessados em participar devem se inscrever por meio deste link

Conforme a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental, Edith Ester Zago de Mello, é importante o debate sobre soluções para os ambientes urbanos para se conhecer ações que mitiguem os impactos da impermeabilização do solo e das ilhas de calor provocadas pelo crescimento das cidades.

- O tema telhados verdes traz nosso olhar para estas questões e está intimamente ligado com o tema da semana “A água nos une, o clima nos move”. Neste dia, as pessoas podem conhecer mais sobre como funciona e como se constroem os telhados verdes, conhecer exemplos e também entender como eles ajudam na questão da drenagem urbana e também aumentam a biodiversidade nas cidades – explica Edith.

Ações da Semana Municipal da Água

A Semana Municipal da Água iniciou com a instalação de painéis educativos sobre cuidados para preservação da água ao longo da avenida Senador Alberto Pasqualini, na altura dos bairros Americano e Centro.

Neste ano, a Sema convidou a comunidade a apresentar ações e iniciativas em prol da conservação da água. As ações podiam ser sobre conservação de recursos hídricos, educação ambiental, uso sustentável da água, inovações tecnológicas para o tratamento de água, projetos de reflorestamento de nascentes e áreas ciliares e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

Um dos projetos foi inscrito pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) de Lajeado, que fez um painel com dados sobre as cheias. Outra ação foi da EMEI Amiguinhos do Jardim com o projeto Beija-flor, de coleta de água da chuva na escola.

Na Semana da Água também ocorreu a campanha de conscientização digital “A água nos une, o clima nos move”, com publicações nas redes sociais da Sema (@sema.lajeado) e do Jardim Botânico de Lajeado (@jblajeado).

A ação permanente “Rio da Minha Rua”, que faz visitas aos arroios e rios nas proximidades das escolas com plantio de mudas, também teve atividades durante a Semana da Água.

Informações sobre a palestra

- Link para inscrição clicando aqui ou solicitando pelo WhatsApp (51) 3982-1099.

- Dia: 06 de abril (sábado)

- Horário: 15h

- Local: Auditório do Jardim Botânico de Lajeado