Ação Viva o Taquari-Antas Vivo recolhe uma tonelada de resíduos em Lajeado

Créditos: Laura Mallmann

A 17ª edição da ação Viva o Taquari-Antas Vivo recolheu mais de uma tonelada de resíduos das margens e do Rio Taquari em Lajeado. Foram 1.001 quilos de resíduos recolhidos por cerca de 170 voluntários, na manhã de sábado, 23/03. A atividade voluntária ocorreu em sete municípios simultaneamente. A ação foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e a Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários de Lajeado, e contou com o apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema).

Em Lajeado, o ponto de encontro para coleta do lixo e resíduos nas margens foi no Porto dos Bruder, no Parque Ney Santos Arruda, e ao longo da orla do Rio Taquari. A vice-prefeitura Gláucia Schumacher e o secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Luis Benoitt, estiveram presentes na abertura do evento.

Além de Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Estrela, Roca Sales e Venâncio Aires também participaram da ação. Foram 4,5 toneladas recolhidas em cinco cidades. Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul não realizaram o recolhimento de resíduos e participaram com oficinas e plantio de árvores. Além do recolhimento de lixo, em Lajeado a ação contou com a inauguração do Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo, a Mostra Espelhos e tendas com entrega de materiais sobre preservação.

O Recanto Viva o Taquari-Antas Vivo fica no Parque Ney Santos Arruda e recebeu uma placa para marcar o espaço. É um lugra em homenagem aos voluntários e organizações públicas e privadas responsáveis por participar do movimento de preservação. Conforme o coordenador da ação Viva o Taquari-Antas Vivo, Gilberto Soares, o Recanto será uma escola a céu aberto para a realização de oficinas e valorização do rio Taquari.

A coordenadora da ONG Parceiros Voluntários de Lajeado, Gilmara Scapini, ressalta a participação dos voluntários e empresas presentes, que apesar de ter sido menor que em edições anteriores, ainda é um número muito expressivo.

- Além de recolher resíduos, a ação também é de reflexão de preservar o rio e não jogar o lixo em qualquer lugar. No recolhimento de resíduos, percebemos um aumento de madeira, plásticos e garrafas, principalmente de bebidas alcoólicas. Sabemos que alguns desses itens são oriundos das cheias históricas, mas alguns são reflexos da cultura da comunidade. Precisamos analisar e pensar em ações para mudar essas atitudes - avalia a coordenadora.

A voluntária Débora Stevens, moradora de Arroio do Meio, participou pela primeira vez da ação por incentivo da empresa onde trabalha. Ela ressalta que é muito importante ter uma preocupação com o meio ambiente e com o rio.

- É a minha primeira vez aqui e fico muito feliz em poder contribuir com a preservação do rio e do meio ambiente – explica.

Lixo recolhido

Lajeado – 1.001 quilos

Total em cinco municípios (Lajeado, Bom Retiro do Sul, Estrela, Roca Sales e Venâncio Aires) – 4,5 toneladas

Voluntários