Educação

Líderes do Projeto Ello das escolas municipais de Lajeado participam de encontro de encerramento

22/11/2023

Créditos: Laura Mallmann

Representantes de turma das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado participaram do encontro de encerramento de ano das lideranças do Projeto Ello – Estudantes Ligados na Liderança Organizada, da Secretaria de Educação de Lajeado. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, 22/11, e reuniu cerca de 300 estudantes das 18 EMEFs no Clube dos 15, no bairro Montanha.

Durante o dia ocorreram apresentações das ações realizadas pelos estudantes nas escolas, divulgação dos vencedores do Concurso de Redação pela Paz, promovido pelo Grupo A Hora, apresentações culturais, painel com líderes da comunidade e dinâmicas.

O projeto reúne os líderes de turmas semestralmente com o intuito de formar, preparar e desenvolver a liderança nos estudantes do município. São dois representantes por turma do 5º ao 9ª ano de todas EMEFs. O projeto é uma parceria do Programa Saúde na Escola (PSE), por meio da ação de Cidadania e Direitos Humanos, da Secretaria de Saúde, com a Secretaria de Educação.

- Esse projeto reafirma o compromisso que nós professores assumimos na nossa missão de ensinar. E a nossa missão é também o lema da Secretaria de Educação “Educação é a chave para a transformação”. E esse grupo de orientadores, estudantes e professores nos ajudaram a girar essa chave e transformar. Os alunos precisam de confiança para transformar e nós precisamos confiar para ter essa colaboração – afirma a secretária de Educação, Adriana Isabel Zanatta Vettorello.

Participação

A aluna do 9º ano da EMEF Guido Arnoldo Lermen, do bairro Centenário, Kamile Johner, de 15 anos, foi uma das líderes que apresentou os projetos realizados na escola. Kamile relata que no ano passado já participou do projeto como vice-líder e, por ter gostado tanto, neste ano voltou como líder.

- Percebo que o projeto Ello ajuda muito nós, estudantes, a nos desenvolver. Percebo pelos meus colegas que até ficaram mais comportados por causa dessas dinâmicas. E também, na escola, vemos que os professores nos incluem nas decisões, podemos apresentar propostas e eles nos dão espaço para falar. Esse projeto é muito enriquecedor – explica Kamile.

Os representantes da EMEF Pedro Welter, Isadora Luisa Borger e Renan Veit Maier, de 11 anos, organizaram, junto com os colegas, homenagens para valorizar os professores da escola.

- Acho muito legal esse projeto para desenvolver novos líderes. Podemos apresentar ideias e colaborar com o bem-estar na escola – conta Renan.

- Percebemos que os alunos muitas vezes não dão o real valor para quem ensina todos os dias coisas novas para gente. A ideia surgiu assim e promovemos diversos momentos de integração, com música, desfile em tapete vermelho e muito mais – relata Isadora.

A orientadora educacional Solange Kunrath, da EMEF Pedro Welter, relembra que os professores ficaram muito felizes com a iniciativa dos alunos.

- Os alunos trouxeram a preocupação com os professores quando houve aquela sequência de invasões em escolas no país. Depois disso, criaram uma sequência de ações para melhorar o ambiente para os professores. Ficamos muito felizes com essa valorização – explica a orientadora.

Vencedores do Concurso de Redação pela Paz

O Grupo A Hora lançou um concurso com alunos das EMEFs de 4º ao 9º ano para desenvolver o pensamento, a pesquisa, a criatividade, a originalidade e o raciocínio dos estudantes. A redação era um espaço para oportunizar uma reflexão sobre a paz e atitudes não violentas, dentro dos fundamentos trabalhados nas escolas pelo projeto Pacto Lajeado Pela Paz. O concurso teve a participação de 576 redações, sendo seis selecionadas como vencedoras.

Categoria de 4º ao 6º ano

1º lugar - Raphael dos Santos Rodrigues, aluno do 4º ano, da EMEF Oscar Koendefer

2º lugar - Bruna da Silva Moesch, aluna do 5º ano, da EMEF Vitus André Morschbächer

3º lugar - Luiza Mallmann, aluna do 4º ano, da EMEF Pedro Welter

Categoria de 7º ao 9º anos

1º lugar - Lana Manoela Weber da Silva, aluna do 9º ano, da EMEF Nova Viena

2º lugar - Wesley Souza de Oliveira, aluno do 9° ano, da EMEF São João

3º lugar - Wellington Brand, aluno do 9º ano, da EMEF Porto Novo

O projeto

O projeto de formação de lideranças já acontece há muitos anos no município. Em 2022, as orientadoras educacionais, junto com o PSE, criaram a sigla Projeto Ello, que significa Estudantes Ligados na Liderança Organizada.

As turmas, de 5º a 9º ano, foram selecionadas para incentivar a participação dos alunos, desde jovens, em movimentos estudantis e na comunidade escolar.

Além dos desafios de melhorias no âmbito escolar, os alunos também voltam para as escolas com a tarefa de desenvolver uma logomarca para o projeto.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Educação