Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Desenvolvimento Social

Após 15 dias da enchente, cerca de 100 pessoas seguem no abrigo da Prefeitura de Lajeado

19/09/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

A Prefeitura de Lajeado segue atendendo cerca de 100 pessoas, sendo de 54 famílias, no abrigo do Parque do Imigrante, após a enchente dos dias 04 e 05 de setembro. As famílias seguem recebendo doações, atendimentos de saúde e auxílio no acesso aos serviços disponibilizados pelo município, Estado e Governo Federal. Uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS) segue distribuindo doações aos atingidos, como kits de alimentação, higiene, limpeza e demais itens de necessidade. Também são servidos no local café da manhã, almoço, lanches e janta. Também há a organização de transporte dos abrigados até a unidade do Tudo Fácil, no Shopping Lajeado, para emissão de novas vias de documentos pessoais, e famílias que retornam para suas casas recebem cestas básicas, kit de higiene pessoal e de limpeza de casas. 

 

O Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), da SMDS, inaugurado na semana passada, segue com os serviços de auxílio aos moradores do município. O espaço está localizado ao lado da SMDS, na Avenida Benjamin Constant, 420, Centro, na sala do antigo restaurante Caixeiral. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h30 às 18h. Com a criação do Ceapac, os cadastros para atingidos passam a ser realizados exclusivamente neste local. O Ceapac não funcionará nesta quarta-feira, e o cadastro reabre na quinta, dia 21.

 

Nesta terça-feira, cerca de 100 pessoas de 54 famílias seguem no abrigo, que o único que se mantém em funcionamento. Os demais abrigos já encerraram suas atividades.

 

Para pessoas não atingidas pelas cheias, os demais serviços de assistência social (CRAS, CREAS, Centro Vestir&Ser e outros) seguem atendendo com equipe reduzida em razão da priorização, neste momento, do atendimento aos atingidos pelas cheias. Estas não devem buscar o Ceapac e devem seguir buscando atendimento nas suas unidades.

 

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NO CEAPAC

 

Cadastro Único - A pessoa deve apresentar um documento com foto, como carteira de identidade ou de carteira de trabalho, com CPF, e um comprovante de residência. Se a pessoa não possui comprovante de residência, deve fazer uma declaração informando onde mora. Além dos documentos, a pessoa deve levar, pelo menos, um documento de cada integrante da família.

 

Programas que podem ser acessados a partir do Cadastro Único:

- Programa Bolsa Família;

- Programa Tarifa Social de Energia Elétrica;

- Isenção de Taxas em Concursos Públicos;

- ID Jovem;

- Carteira do Idoso;

- Programa Minha Casa Minha Vida.

 

Aluguel Social - O pedido de concessão do aluguel social deverá ser realizado no Ceapac, junto à SMDS. O requerente do benefício deverá preencher um formulário com informações. Depois, a Secretaria do Planejamento, Urbanismo e Mobilidade (Seplan) fará um laudo atestando as condições ou não de habitabilidade na residência do solicitante. Caso não seja habitável, o protocolo de aluguel social terá andamento.

 

Programa Volta por Cima (Programa Estadual) - Auxílio financeiro para situações de calamidade ou emergência no Rio Grande do Sul, sendo desabrigados ou desalojados em razão da enchente de setembro de 2023. O benefício ocorre exclusivamente por meio do Cartão Cidadão. A família deve constar no Cadastro Único (CadÚnico) na condição de pobre ou extremamente pobre.

 

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) - O saque por Calamidade é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência. As informações sobre o saque estão sendo esclarecidas no Ceapac ou nas agências da Caixa. O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia de R$ 6.220,00. O saque já está disponível para o município.

 

Itens para reconstrução de residência - É realizado um cadastro sobre as necessidades de recebimento de itens de necessidade básica, como eletrodomésticos, móveis, eletroeletrônicos, entre outros.

 

Registro civil - O Registro Civil emite 2ª via de certidão de nascimento, casamento ou óbito. O atendimento ocorre na avenida Presidente Castelo Branco, número 230, no bairro Florestal. 

 

COMO SOLICITAR DOAÇÕES

 

- O primeiro passo é fazer o cadastro no Ceapac. A partir do cadastro, serão avaliadas as necessidades das pessoas e elas serão informadas sobre o que terão direito.

 

- A pessoa será orientada sobre onde poderá retirar as doações.

 

- A entrega de alimentos pontuais será centralizada no CRAS Espaço Cidadania (Rua Júlio May, 496 - Centro), mediante o cadastro prévio no Ceapac.

 

COMO SEGUIR FAZENDO DOAÇÕES

 

- Doações de móveis e itens de casa: a maior necessidade neste momento são móveis e aparelhos para reposição nas residências que perderam os bens. São aceitos geladeiras, fogões, mesas, cadeiras, camas, sofás, poltronas, armários, pequenos móveis de apoio e eletroeletrônicos em geral. As pessoas que desejarem doar móveis podem contatar a SMDS pelo telefone 3982-1093 para definir como fazer a entrega do material.

 

- Doações de pequenos volumes: basta chegar no Recrie, na Rua Irmando R. Weisheimer, 839, Pavilhão 03 - Bairro Montanha (próximo ao Clube dos XV) e fazer a entrega, nas segundas-feiras, das 8h às 11h30, e nas quintas-feiras, das 13h30 às 16h45. Continuam sendo necessários roupas de cama, toalhas, cobertas, fraldas e materiais de higiene e limpeza. Não são mais necessários roupas, calçados e alimentos.

 

- Doações de grandes volumes (transportados em caminhões ou carretas, por exemplo): contatar previamente a Prefeitura pelo telefone 3982-1000, para orientações.

 

COMO ATUAR COMO VOLUNTÁRIO

 

- Com a redução do trabalho nos abrigos em razão do retorno dos atingidos para suas casas, agora servidores da Prefeitura trabalham no Ceapac.

 

- Os interessados em atuar como voluntários ou se disponibilizar para futuros atendimentos devem se cadastrar com a Defesa Civil pelo telefone 3982-1150 ou WhatsApp (51) 99828-4971.

Editoriais

Desenvolvimento Social

Compartilhe:

de

3

Leia notícias relacionadas