Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Defesa Civil

Saque Calamidade do FGTS já está disponível para moradores de Lajeado

19/09/2023

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

Moradores de Lajeado atingidos pela enchente dos dias 04 e 05 de setembro podem solicitar, a partir desta terça-feira, 19/09, o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação deve ser solicitada à Caixa Econômica Federal por meio do aplicativo de celular FGTS.

 

Os moradores das áreas atingidas no município, conforme os endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até o dia 06 de dezembro de 2023. É necessário possuir saldo em uma conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo no período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

 

Ao fazer a solicitação, o beneficiário poderá indicar uma conta do próprio banco ou de qualquer outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

 

Auxílio para o saque

 

Além do saque pelo aplicativo, a partir das 10h desta terça-feira, 19/09, servidores da Caixa estarão disponíveis na agência Agro, localizada na avenida Benjamin Constant, número 341, próximo ao Colégio Madre Bárbara, para auxiliar os moradores de Lajeado a realizar o saque de FGTS por calamidade. As demais agências de Lajeado (Centro na rua Júlio de Castilhos, 1029, e Florestal na avenida Benjamin Constant, 1764), também estarão auxiliando os atingidos. 

A Prefeitura de Lajeado realizou um levantamento de nome de ruas e logradouros de imóveis atingidos pela cheia. A partir deste relatório, a Caixa liberou o saque aos atingidos. Clique aqui para conferir a lista de ruas e logradouros cujos moradores podem sacar o benefício.

 

Como sacar:

 

- Se você ainda não tem o programa do FGTS, faça o download do app. Para isso, pesquise na loja de aplicativos do seu celular e baixe o programa;

- Abra o aplicativo, insira as informações de cadastro. Caso ainda não tenha, acesse a opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque", depois "Calamidade pública" e preencha com "Lajeado";

- Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

- Selecione a opção para creditar o valor em alguma conta bancária (podendo ou não ser da Caixa) e envie a solicitação de saque;

- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

 

Informações sobre a documentação:

- Carteira de Identidade, carteira de habilitação e passaporte;

- Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.

- Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).

 

Antecipação do Bolsa Família

O Governo Federal e a Caixa anteciparam o pagamento do programa Bolsa Família a 97 municípios do Rio Grande do Sul atingidos por ciclone. Os beneficiários tiveram o pagamento antecipado para a segunda-feira, 18/09, independentemente do final do NIS.

 

As famílias que recebem o benefício pelo Caixa Tem, em conta Poupança Social Digital, poderão movimentar os valores pelo aplicativo, sem necessidade de ir até uma agência.

Editoriais

Defesa Civil

Compartilhe:

de

1

Leia notícias relacionadas