Notícias
Meio Ambiente
Prefeitura de Lajeado lança “Patinhas que Cuidam”, projeto de terapia com cães do Canil Municipal
18/07/2023
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:
Créditos: Laura Mallmann
A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), lançou, na manhã desta terça-feira, 18/07, o projeto social “Patinhas que Cuidam”, de terapia com cães do Canil Municipal. A iniciativa tem como objetivo promover atendimentos de reabilitação realizados com cães do Canil para crianças em escolas, pessoas hospitalizadas, pessoas com necessidades especiais em instituições e idosos em abrigos ou casas de repouso. O lançamento do projeto ocorreu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Lajeado, que será uma das entidades atendidas pelo projeto, e contou com a presença da Mel, uma Golden Retriever dourada que encantou as crianças da entidade.
O projeto trata-se de uma terapia facilitada por cães, por meio da qual os profissionais de uma equipe multidisciplinar utilizam os animais como um reforço, estímulo e uma forma de facilitar a reabilitação da pessoa que necessita do atendimento.
Conforme o titular da Sema, Luis André Benoitt, os cães do Canil serão adestrados para poder participar das terapias.
- É uma forma de aprimorar a reabilitação e contribuir para a melhoria da qualidade de vida nestes espaços. Já foi provado em estudos que este tipo de terapia ajuda a desenvolver capacidades físicas, cognitivas, sociais e funcionais. O projeto também visa adestrar os cães para que sejam mais facilmente adotados, pois o Canil está atendendo com o dobro de sua capacidade - explica o secretário.
O prefeito Marcelo Caumo ressaltou a importância de usar os cães do Canil Municipal para um projeto terapêutico.
- São cachorros que estão sendo cuidados pelo município e que, a partir de agora, vão ajudar as pessoas com as terapias de reabilitação. Depois de treinados, eles também poderão ser adotados por famílias, já que atualmente eles não têm um lar - avalia o prefeito.
O presidente da APAE, Marco Antônio Moresco, afirma que a iniciativa tem muito a contribuir com o desenvolvimento das pessoas atendidas pela entidade.
- Percebemos que será um processo muito importante, principalmente para as crianças com autismo. Cada cão será avaliado pela equipe e terá acompanhamento para interagir com as crianças. Será um projeto muito importante para a APAE - destaca Moresco.
Adestramento
Os cães para adoção serão adestrados pela empresa contratada Cão Solução, que ensinará, em 30 dias, o básico da obediência, como não pular, controlar o latido, aprender comandos de caminhada, sentar, deitar, entre outros. Por mês serão encaminhados 10 cães, que após o período estarão aptos para serem adotados pela comunidade.
Já o processo de adestramento para os cães que integram o projeto “Patinhas que Cuidam” deve levar cerca de 60 dias, dependendo da personalidade do cão. Conforme o adestrador Dieison Müller, eles serão preparados para atender a mais comandos e terão o treinamento mais direcionado ao projeto.
As escolas, hospitais, instituições e abrigos que tiverem interesse em receber uma visita dos cães terapeutas deverão realizar inscrição para apreciação e agendamento na Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, na Rua Liberato Salzano Vieira da Cunha, 15, no bairro Americano, junto ao Parque do Engenho ou pelo telefone (51) 3982-1100.
Texto e fotos: Laura Mallmann
Editoriais
Meio Ambiente
Compartilhe:
de
6