Segurança

Prefeitura de Lajeado homenageia fiscais pelos 25 anos do Departamento de Trânsito

06/07/2023

Créditos: Laura Mallmann

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), realizou nesta quinta-feira, 06/07, uma cerimônia de homenagem aos fiscais que atuam no Departamento de Trânsito, que completa 25 anos. No ato, os fiscais do departamento receberam um botton nominal e oito primeiros fiscais, que atuam no departamento desde a sua criação, receberam uma placa de homenagem pelo serviço prestado. O evento ocorreu no realizado no Salão de Eventos da Prefeitura.

- Nesses 25 anos, passamos por diversas situações. Cumprimento a cada um pela função que desempenha de orientação, pacificação e educação no trânsito. É um grande papel desempenhado, que foi criado lá em 1998, quando Lajedo foi o primeiro município do estado a ter um departamento de trânsito. Essa homenagem é uma forma de a administração municipal agradecer por todo o trabalho prestado à comunidade de Lajeado - ressaltou o prefeito, Marcelo Caumo.

- Nosso objetivo é sempre potencializar o serviço que é prestado à comunidade de Lajeado. Investimos principalmente em prevenção e especialização para que todos estejam ainda mais preparados para enfrentar os desafios da função. É um orgulho ter esses servidores em nossa Secretaria – destacou o titular da Sesp, Paulo Locatelli.

- Nosso departamento é muito importante, pois temos o desafio de manter o trânsito organizado em uma cidade que cresce cada vez mais. Estamos sempre em busca de atualizações e tecnologias para tornar o trânsito ainda mais seguro. E tudo isso só é possível com o trabalho desses fiscais que atuam no departamento – avaliou o coordenador do Departamento de Trânsito, Vinícius Renner.

- Essa data representa um momento de celebração e reconhecimento dos esforços, dedicação e comprometimento de todos ao longo desses 25 anos. Esse trabalho é fundamental para garantir a segurança nas vias e preservar a vida das pessoas no trânsito. É um trabalho em equipe que resulta no sucesso das nossas operações. Agradeço o empenho de todos - declarou o chefe operacional do Departamento de Trânsito, José Gabriel Becker.

Confira a lista dos oito que integraram a primeira turma de fiscais de trânsito e permanecem em atuação:

- Bráulio Jaeger

- Fábio Alexandre Baierle

- Laurecir Lirio Lunardi

- Lauro Inácio Dahlem Junior

- Luciano Dossena

- Mirtes Regina Hubert

- Osmar Vinicius de Quadros

- Paulo Jandir Andres

Confira a lista de todos os fiscais do Departamento homenageados na cerimônia:

- Abel Borba Ribeiro

- Rafael Augusto Mundstock

- Valdomiro José Stein

Histórico

O Departamento de Trânsito de Lajeado foi criado no ano de 1998 pela Prefeitura de Lajeado, atendendo a determinação do então novo Código de Trânsito Brasileiro, criado pela Lei nº 9.503, de 1997, e que em seu artigo 24 atribuía aos municípios a competência e responsabilidade pela fiscalização das normas de trânsito dentro de suas respectivas áreas geográficas.

Dos então 94 artigos do Código de Trânsito Brasileiro, que tratavam da fiscalização, 67 deles deveriam ser observados pelo Departamento de Trânsito, outros 24 artigos ficaram sob responsabilidade da Brigada Militar, e três artigos para ambos órgãos fiscalizarem.

A fiscalização em Lajeado foi iniciada em julho de 1998 com 14 fiscais de trânsito, sob a liderança do coordenador do então novo departamento municipal, Sérgio Schneider. Na época, o Departamento de Trânsito estava vinculado à Secretaria de Planejamento. Por alguns anos, fez parte da já extinta Secretaria de Governo e, atualmente, integra a Secretaria de Segurança Pública de Lajeado.

Clique aqui para acessar todas as fotos da homenagem.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Segurança