Meio Ambiente

Prefeitura de Lajeado realiza plantio de 50 mudas de árvores frutíferas no bairro São Bento

09/06/2023

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema), realizou o plantio de 50 mudas de árvores frutíferas em uma área verde localizada no bairro São Bento. As mudas foram plantadas próximas a rua Décio Martins de Azevedo, em frente ao número 916. A atividade faz parte da implantação de Pomares Urbanos em áreas públicas do município, integrando o programa Lajeado Mais Verde.

O plantio foi realizado em maio e contemplou 15 mudas de bergamoteiras (variedades Caí, Montenegrina e 15 de Março), 24 mudas de goiaba (Psidium guajava), oito goiabeiras-da-serra (Acca sellowiana) e três mudas de uvaia (Eugenia pyriformes).

Conforme a engenheira agrônoma da Sema, Juçara Ferri, o plantio foi realizado em atendimento a demanda elencada pela comunidade e buscando recompor a cobertura vegetal, principalmente de áreas com ausência dessa vegetação.

Programa Lajeado Mais Verde

O Programa Lajeado Mais Verde foi lançado pelo governo municipal no dia 21 de setembro de 2017 (Dia da Árvore) junto ao plantio de mudas na Avenida Senador Alberto Pasqualini. O objetivo do programa é implementar a arborização urbana responsável do município de Lajeado através da realização de plantios em áreas escolhidas pela Comissão Municipal da Arborização Urbana e em locais elencados pela comunidade.

Em 2022, o projeto atingiu a marca de 3.003 mudas de árvores plantadas.

Meio Ambiente