Saúde

Reunião da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Lajeado, debate ações contra o Aedes aegypti

06/06/2023

Créditos: Laura Mallmann

A 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) promoveu nesta terça-feira, 06/06, uma reunião com secretários de saúde, técnicos e agentes epidemiológicos das 37 cidades de abrangência da organização. O objetivo do encontro foi avaliar a eficiência das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, e analisar dados para projetar novas estratégias para a região. O encontro ocorreu no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado.

Durante o encontro foram apresentados dados sobre a região, níveis de risco dos municípios, formas de controle e possíveis ações a serem adotados. Conforme os dados apresentados pela 16ª CRS, os casos de dengue confirmados na região, em 2023, representam 18% do total do estado.

A 16ª CRS também apresentou orientações para os municípios iniciarem o planejamento de ações estratégicas de combate para o próximo ciclo de visitas a residências.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Lajeado, Juliana Demarchi, destaca que encontros como este são de extrema importância para trocas de experiência entre os municípios.

- É uma forma de qualificar e otimizar as ações de enfrentamento ao combate do mosquito transmissor da dengue e outras doenças – ressalta Juliana.

Saúde