Meio Ambiente

Espetáculo ambiental “O Rio” reúne mais de 2 mil alunos em atividade da Semana do Meio Ambiente de Lajeado

06/06/2023

Créditos: Laura Mallmann

Mais de 2,2 mil alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Lajeado participaram do espetáculo ambiental “O Rio”. A atividade foi promovida pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Sema) em parceria com a Secretaria de Educação (SED), e integra as ações da Semana do Meio Ambiente do município.

O espetáculo apresentou uma história sobre uma realidade futurista, onde o ar, os rios e o meio ambiente são poluídos, sendo a água um produto raro e extremamente escasso. Os personagens contam a história de como começou a poluição e constroem uma máquina do tempo para voltar a 2023 e alertar as pessoas sobre a importância da preservação e da conscientização com o meio ambiente.

O espetáculo foi apresentado em dois turnos. As sessões ocorreram às 9h e às 14h no Teatro da Univates, reunindo mais de 1,1 mil pessoas em cada uma.

O secretário da Sema, Luiz André Benoitt, ressaltou a importância da conscientização e sobre como ações simples podem fazer a diferença para o futuro.

- É muito importante que o assunto seja tratado em sala de aula para que, em um futuro próximo, possamos falar sobre rios e florestas preservados. Esta Semana do Meio Ambiente é muito importante para que toda a comunidade pense e apoie ações sustentáveis. Temos o projeto Guardiões Mirins Ambientais para que as crianças já comecem a pensar no meio ambiente desde cedo - ressalta o secretário.

Colaborando com o Meio Ambiente

Os alunos da EMEF Campestre sentaram nas primeiras fileiras do teatro para acompanhar de perto o espetáculo. Arthur Zimmer de Oliveira, de 7 anos, gostou muito da história e disse que vai continuar cuidando do meio ambiente.

Já Cecília Matos, 7 anos, conta que já contribui com a preservação do meio ambiente.

- Já recolhi plástico nas ruas para não poluir as ruas e rios. Já trabalhamos sobre a preservação na escola também. Vou sempre ajudar o meio ambiente - ressaltou Cecília.

Programação da Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente iniciou no dia 1º/06 e contou com atividades como Blitz Ecológica, palestras e roda de conversa, “Plante essa ideia” com doação de mudas, exposição de fotos de aves e livros, Rústica e evento Sustentar, entre outros. Na próxima semana ocorre o plantio de mudas próximo ao parque Ney Santos Arruda, que estava programado para o dia 5 mas foi adiado em razão do clima.

12/06 – Segunda-feira – Plantio Lajeado+Verde

Local e horário: Rua Italo Reali, entre o Parque Ney Santos Arruda e a BR-386, a partir das 14h

Texto e fotos: Laura Mallmann

Meio Ambiente