Notícias
IBGE
IBGE pede colaboração dos moradores de Lajeado para finalizar o Censo 2022
09/11/2022
Compartilhe esse conteúdo:
Compartilhe:

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo Censo Demográfico 2022, está reforçando junto aos moradores de Lajeado a importância de colaborarem para responder o questionário. Até o momento, foram entrevistados no município 18.217 domicílios, o que representa 53% das residências, totalizando 46.117 habitantes recenseados. O prazo final para coleta das informações é dezembro de 2022.
O Censo 2022 está sendo realizado em todo o país desde agosto. Até o final de outubro, foram recenseadas 136.022.192 pessoas em 47.740.071 domicílios, o que corresponde 66% da população estimada do país (215 milhões de pessoas).
Em reunião realizada nesta quarta-feira, no Salão de Eventos da Prefeitura, a equipe do Censo debateu o planejamento e acompanhamento do levantamento com o objetivo de dar transparência ao trabalho do Instituto e fornecer informações sobre o andamento da coleta de dados. Segundo o coordenador do Censo do IBGE em Lajeado, Paulo Ricardo Hamester, em relação ao cenário nacional, Lajeado está atrasado no andamento da coleta do censo populacional.
- Estamos tendo muitas recusas por parte da população. Importante ressaltar que os dados são confidenciais, não são vinculados a outras instituições, e não há qualquer prejuízo para o morador que fornecer informações ao IBGE. Em cerca de 14% dos domicílios do município o recenseador já passou mais de duas vezes e não conseguiu aplicar o questionário - explica Hamester.
Uma das razões para a recusa do morador a responder o questionário pode ser devido a dúvida se o recenseador é um funcionário do IBGE. Os agentes são identificados e podem trabalhar a qualquer dia e a qualquer hora, pois o objetivo é encontrar os moradores da casa para entrevistas. É normal que os recenseadores trabalhem nos finais de semana ou depois das 18h.
- O censo é um levantamento socioeconômico completo que fornece informações sobre o país e detalhes necessários para planejar políticas públicas, investimentos e alocar recursos federais entre estados e municípios. O último censo foi realizado há 12 anos e, como a destinação de cotas pelo Fundo de Participação Municipal - FPM leva em consideração o número de moradores de cada cidade, a coleta de dados é essencial para o retorno desses recursos para Lajeado - esclarece o prefeito, Marcelo Caumo.
Conforme a Lei Federal nº 5.534/68, todos os residentes em solo brasileiro devem responder ao IBGE para a realização do recenseamento da população, por meio de entrevista sigilosa com, pelo menos, um morador de cada domicílio. Os dados são sigilosos e criptografados e os números são divulgados de maneira a não permitir a identificação de nenhum domicílio, condomínio ou pessoa.
Como identificar um recenseador?
- Os profissionais vestem colete do IBGE, boné do Censo e crachá de identificação.
- Para evitar golpes, o IBGE disponibiliza uma ferramenta online para confirmar a presença do recenseador na ação. O contribuinte pode utilizar o número de matrícula que consta no crachá do funcionário para realizar uma pesquisa no site: https://respondendo.ibge.gov.br/entrevistador.html
- A consulta também pode ser feita gratuitamente através do telefone 0800 721 8181. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 14h.
Por que fazer o Censo Demográfico?
Fonte: IBGE
Os dados coletados pelo Censo 2022 são utilizados em programas e projetos que vão contribuir para:
- acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população ao longo do tempo;
- identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos;
- selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social;
- fornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no país, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município; e
- fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A sociedade também é beneficiada com informações sobre:
- seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas;
- análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe;
- análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2022; e
- reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos, expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.
Para mais informações consulte o hotsite do Censo Demográfico 2022 disponível no endereço: https://censo2022.ibge.gov.br/
Editoriais
IBGE
Compartilhe:
de
3