Desenvolvimento Econômico

Evento celebra o turismo rural em Lajeado

28/09/2022

Créditos: Laura Mallmann

Para celebrar o Dia Mundial do Turismo, comemorado nessa terça-feira, 27 de setembro, agentes do turismo da região promoveram um encontro para apresentar ações do Curso de Turismo Rural. A capacitação é destinada a artesãos, produtores e trabalhadores rurais da região que desejam fomentar o turismo na região. O programa é realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), com apoio da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), Conselho Municipal do Turismo (Comtur), EMATER, Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado (STR).

A confraternização do turismo regional ocorreu no Recanto do Travessão, propriedade rural e turística do bairro Conventos. Os participantes do curso apresentaram o artesanato e produtos vendidos em suas propriedades.

- A região do Vale do Taquari é muito produtiva e abundante em tudo o que produz, e por isso precisamos fomentar o turismo na nossa região. Precisamos nos transformar em protagonistas do turismo rural, e o curso do Senar está aí para contribuir com esse processo. Turismo é um elo de gestores, empreendedores, representantes de entidades e da comunidade – ressalta a instrutora do Senar-RS, Claudiana Y Castro.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker, destaca que a região tem um potencial turístico que vem sendo desenvolvido ao longo dos anos.

- O turismo é algo que precisa ser trabalhado em conjunto. As cidades devem se ajudar para desenvolver a região como um todo e não competir umas com as outras. Vamos focar em ações para que as pessoas optem por visitar o Vale do Taquari. Tenho certeza de que já plantamos a semente do turismo e vamos colher os resultados logo ali na frente. O curso de Turismo Rural foi uma aposta neste sentido. No início, pensamos que não teríamos adesão e, quando executamos, tivemos as vagas esgotadas – avalia o secretário Bücker.

Participação

A artesã Leila Fagundes Kauffmann expôs seu trabalho durante o encontro. Ela participa do curso de Turismo Rural e está muito feliz com os resultados.

- Todo conhecimento é válido. O turismo rural é um nicho que nós aqui da região. Não esperávamos que fosse tão potencializado. O curso nos ajuda a criar novos meios, pensar em novas formas de atrair o público, acolher as pessoas. Não tínhamos essa visão e, com o curso, estamos nos especializando e conseguindo mostrar o nosso trabalho de uma forma mais assertiva – relata a artesã.

No encontro, foi feito o plantio de um ipê amarelo, árvore símbolo de Lajeado, na propriedade do Recanto do Travessão. Sementes de árvores também foram distribuídas aos presentes no evento.

Texto e fotos: Laura Mallmann

Desenvolvimento Econômico