Cultura e Educação

Começa a 16ª Feira do Livro de Lajeado

17/08/2022

Créditos: Laura Mallmann

Nos próximos cinco dias, a Praça Marechal Floriano (conhecida como Praça da Matriz) será palco da 16ª Feira do Livro de Lajeado. A programação iniciou nesta quarta-feira e segue até o próximo domingo, 21/08. Esta edição, que tem como patrona a escritora e professora Ivete Kist e como homenageado o historiador e escritor Waldemar L. Richter, conta com encontros com escritores, espetáculos teatrais, mostras pedagógicas, esquetes, oficinas, horas do conto, shows e lançamento coletivo de livros. Confira a programação completa abaixo.

O evento, realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Educação (SED), e Sesc Lajeado tem como tema “Janelas Literárias – Abra-se para a literatura”, em alusão ao centenário de nascimento do autor português José Saramago. Após a cerimônia de lançamento, o evento seguiu com hora do conto para alunos de escolas do município.

- A Feira do Livro tem com objetivo incentivar e despertar o gosto pela leitura, além de promover o desenvolvimento cultural da comunidade do município. É um momento de envolver pais, professores, alunos e comunidade em geral com o propósito de pensar a leitura como a construção de um ser. A programação é diversa e abrange todos os públicos – relata a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski.

A patrona do evento, Ivete Kist, ressalta que os livros são alavancas para a imaginação, conhecimento e ideias que formam a grandeza de uma vida.

- Uma vida é muito curta para ser pequena. Ousem saber. Ousem buscar conhecimento. Com relação à duração da vida não há muito o que fazer. Agora, com relação à grandeza e ao espaço que uma vida pode ter para dentro de nós mesmos, neste caso, não há limites. Os livros são uma porta para expandir o conhecimento – destaca Ivete.

O homenageado da feira, Waldemar L. Richter, evidencia a grandeza de mais uma edição da feira do livro. Conforme ele, a comunidade deve prestigiar mais um evento que festeja a literatura no município.

Para o presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e presidente da Câmara de Vereadores, Deoli Gräff, uma feira do livro só se realiza por conta de pessoas.

- É o público que faz uma feira do livro acontecer. A tecnologia nunca substituirá o ato e o gosto da leitura – afirma Gräff.

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destaca o retorno da Feira do Livro para a praça, local que já é símbolo da literatura no município.

- Temos uma feira do livro capaz de alcançar toda a comunidade por meio de parcerias com o Sesc, com as escolas de toda a rede, com a Alivat, com a Univates. Conseguimos incentivar crianças e adultos a buscar o conhecimento por meio de livros com mais uma edição da feira. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo as oportunidades que uma feira do livro nos oferece – ressalta o prefeito de Lajeado.

A Feira do Livro de 2022 é uma realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria da Educação (SED), e do SESC Lajeado. O evento conta com apoio cultural da Univates e Unicred e apoio institucional da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Grupo A Hora e Grupo Independente.

Programação:

Dia 17/08 - Quarta-feira – 9h às 19h

9h – Solenidade de abertura da 16ª Feira do Livro de Lajeado na Praça da Matriz

10h – Hora do conto - Destemperados Cia de Teatro no Palco Principal (EF - Anos Iniciais)

11h – Esquete de Sombras: Conto “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

14h – Cine Debate com os últimos anos do Ensino Médio, com a professora Rosiene, no Auditório do Sesc

14h – Encontro com a escritora Lélia Almeida: “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” - Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Anos Finais e Ensino Médio)

14h30 – Hora do Conto: “Maria na Janela” com Morgana Domênica Hattge - Sesc Lajeado (EF - Anos Iniciais)

14h – Encontro com a patrona Ivete Kist – Casa de Cultura (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

15h – Hora do Conto com Tatiana Linhares - Biblioteca Pública de Lajeado (EF - AnosIniciais)

19h15 – Encontro com a escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

Dia 18/08 – Quinta-feira – 8h às 19h