Acessibilidade Contraste Mapa do Site

Notícias

Cultura e Educação

Começa a 16ª Feira do Livro de Lajeado

17/08/2022

Compartilhe esse conteúdo:

Compartilhe:

Créditos: Laura Mallmann

Nos próximos cinco dias, a Praça Marechal Floriano (conhecida como Praça da Matriz) será palco da 16ª Feira do Livro de Lajeado. A programação iniciou nesta quarta-feira e segue até o próximo domingo, 21/08. Esta edição, que tem como patrona a escritora e professora Ivete Kist e como homenageado o historiador e escritor Waldemar L. Richter, conta com encontros com escritores, espetáculos teatrais, mostras pedagógicas, esquetes, oficinas, horas do conto, shows e lançamento coletivo de livros. Confira a programação completa abaixo.

 

O evento, realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Educação (SED), e Sesc Lajeado tem como tema “Janelas Literárias – Abra-se para a literatura”, em alusão ao centenário de nascimento do autor português José Saramago. Após a cerimônia de lançamento, o evento seguiu com hora do conto para alunos de escolas do município.

 

- A Feira do Livro tem com objetivo incentivar e despertar o gosto pela leitura, além de promover o desenvolvimento cultural da comunidade do município. É um momento de envolver pais, professores, alunos e comunidade em geral com o propósito de pensar a leitura como a construção de um ser. A programação é diversa e abrange todos os públicos – relata a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski.

 

A patrona do evento, Ivete Kist, ressalta que os livros são alavancas para a imaginação, conhecimento e ideias que formam a grandeza de uma vida.

 

- Uma vida é muito curta para ser pequena. Ousem saber. Ousem buscar conhecimento. Com relação à duração da vida não há muito o que fazer. Agora, com relação à grandeza e ao espaço que uma vida pode ter para dentro de nós mesmos, neste caso, não há limites. Os livros são uma porta para expandir o conhecimento – destaca Ivete.

 

O homenageado da feira, Waldemar L. Richter, evidencia a grandeza de mais uma edição da feira do livro. Conforme ele, a comunidade deve prestigiar mais um evento que festeja a literatura no município.

 

Para o presidente da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e presidente da Câmara de Vereadores, Deoli Gräff, uma feira do livro só se realiza por conta de pessoas.

 

- É o público que faz uma feira do livro acontecer. A tecnologia nunca substituirá o ato e o gosto da leitura – afirma Gräff.

 

O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, destaca o retorno da Feira do Livro para a praça, local que já é símbolo da literatura no município.

 

- Temos uma feira do livro capaz de alcançar toda a comunidade por meio de parcerias com o Sesc, com as escolas de toda a rede, com a Alivat, com a Univates. Conseguimos incentivar crianças e adultos a buscar o conhecimento por meio de livros com mais uma edição da feira. Esperamos que todos possam aproveitar ao máximo as oportunidades que uma feira do livro nos oferece – ressalta o prefeito de Lajeado.

 

A Feira do Livro de 2022 é uma realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria da Educação (SED), e do SESC Lajeado. O evento conta com apoio cultural da Univates e Unicred e apoio institucional da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), Grupo A Hora e Grupo Independente.

 

 

Programação:

 

Dia 17/08 - Quarta-feira – 9h às 19h

9h – Solenidade de abertura da 16ª Feira do Livro de Lajeado na Praça da Matriz

10h – Hora do conto - Destemperados Cia de Teatro no Palco Principal (EF - Anos Iniciais)

11h – Esquete de Sombras: Conto “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

14h – Cine Debate com os últimos anos do Ensino Médio, com a professora Rosiene, no Auditório do Sesc

14h – Encontro com a escritora Lélia Almeida: “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” - Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Anos Finais e Ensino Médio)

14h30 – Hora do Conto: “Maria na Janela” com Morgana Domênica Hattge - Sesc Lajeado (EF - Anos Iniciais)

14h – Encontro com a patrona Ivete Kist – Casa de Cultura (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

15h – Hora do Conto com Tatiana Linhares - Biblioteca Pública de Lajeado (EF - AnosIniciais)

19h15 – Encontro com a escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” – Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

 

Dia 18/08 – Quinta-feira – 8h às 19h

8h30min – Encontro com a escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento” - Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

09h – Esquete de Sombras: Conto “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

10h – Encontro com a patrona Ivete Kist – Casa de Cultura (EF - Anos Iniciais)

10h – Oficina de confecção de tintas e pinturas com as estudantes do Magistério do Castelinho – Praça da Matriz

14h Encontro com a escritora Lélia Almeida “As personagens femininas em O Tempo e o Vento”- Auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

14h – Oficina de confecção de tintas e pinturas com as estudantes do Magistério do Castelinho – Praça da Matriz

15h – Hora do Conto com Tatiana Linhares – Biblioteca Pública de Lajeado (EF - Anos Iniciais)

15h – Espetáculo “As Fantásticas Aventuras do Menino que Lia Livros” – Grupo Destemperados Teatro – Teatro Ceat (Educação Infantil e Ensino Fundamental)

15h30 – Esquete de Sombras: Conto “A Maior Flor do Mundo”, de José Saramago, com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

19h30 – Palestra e bate-papo com o escritor: Ondjaki/Angola – Teatro da Univates

 

Dia 19/08 – Sexta-feira – 8h às 19h

8h30 – Encontro com a escritora Chris Dias, “Vivências Literárias” - Auditório do Castelinho (Educação Infantil e EF- Anos Iniciais)

10h – Espetáculo teatral - As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador – Teatro Ceat (Educação Infantil e EF - Anos Iniciais)

10h – Encontro com escritor Chiquinho de Vilas, “RAPensando a Educação” – Auditório do Castelinho (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

11h – Esquete de Sombras, Conto: “A Maior Flor do Mundo, Autor: José Saramago” com as alunas do Magistério do Castelinho – Auditório da Casa de Cultura (Ensino Fundamental)

14h – Encontro com escritor Chiquinho de Vilas “RAPensando a Educação” - Auditório do Castelinho (EF - Anos Finais e Ensino Médio)

14h – Espetáculo teatral As Aventuras de João, a Princesa e o Tapete Voador – Teatro Ceat (Educação Infantil e EF - Anos Iniciais)

15h30 – Encontro com escritora Chris Dias, “Vivências Literárias” - Auditório do Castelinho (Educação Infantil e EF- Anos Iniciais)

16h – Encontro de fãs de histórias em quadrinhos – HQs, Graphic Novels e Mangás. Batepapo com Cassiani M. Martins, a Notcosmonaut, no Palco Principal 

9h - Prêmio Açorianos 2021 - Jandiro Adriano Koch conversa sobre literatura com Ivete Kist e Laura Peixoto – Auditório do Sesc Lajeado

 

Dia 20/08 – Sábado – 9h às 19h

9h30 – Lançamento coletivo de livros de autores do Vale do Taquari Alivat – Praça da Matriz

10h30 – Hora do Conto – Biblioteca Pública de Lajeado

14h – Clown Univates – “E seu sorrir!?” Danusa Vicente (Miss Goela) e Cristiano Zluhan Pereira (Dr. Pierrê) – Praça da Matriz

15h – Intervenção Teatral – Turu – Histórias para Voar (Grupo Vengalianos – Caxias do Sul) - Praça da Matriz

16h – Hora do Conto com a escritora Léia Cassol – Praça da Matriz

17h30 – Atração Musical – Trio Lumaju – Praça da Matriz

 

Dia 21/08 – Domingo – 9h às 17h

10h – Apresentação de dança: projeto Dançando se Vive – Terceira Idade – Praça da Matriz

10h15 – Apresentação Grupo Cantante “Capel de Paia” – Praça da Matriz

10h30 – Apresentação de dança: Centro de Cultura Alemã de Lajeado – Praça da Matriz

15h – Espetáculo: “Era Uma Vez – Contos, Lendas e Cantigas” – Praça da Matriz

16h – Show “Os Alquimistas” – Comemoração aos 31 anos da Casa de Cultura - Palco em frente à Casa de Cultura

17h – Apresentação da Oclaje – Palco em frente à Casa de Cultura

18h – Encerramento

 

Todas as atividades dos dias 17, 18 e 19/08 devem ser pré-agendadas pelo fone (51) 3714-2266 ou e-mail bibliotecalajeado@sesc-rs.com.br

 

Atividades paralelas:

 

Mostra Pedagógica - Escolas municipais e Projetos Vida – Labi-Lá – Rua Marechal Deodoro, 379

18 a 21 de agosto

Horários:

Quinta-feira: 8h às 19h

Sexta-feira: 8h às 19h

Sábado: 9h às 19h

Domingo: 9h às 18h

 

Biblioteca Pública de Lajeado

Biblioteca aberta, com atendimento normal durante os horários da Feira

Exposição das obras literárias de José Saramago

 

Casa De Cultura de Lajeado

Casa de Cultura aberta durante os horários da Feira, com visitação ao Museu Municipal

Bruno Born

Exposições culturais

Sacada Cultural

 

Feira de Artesanato

 

Exposição

Galeria Sesc – Lajeado

Exposição – 130 anos de Lajeado

 

Ervateira Putinguense presente no sábado e domingo

 

Texto e fotos: Laura Mallmann

Editoriais

Cultura e Educação

Compartilhe:

de

9

Leia notícias relacionadas